Palestra faz parte de Tópico Especial Bioinsumos,
ministrado na pós-graduação - Foto - Christian Muniz
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu na manhã desta sexta-feira, 16, a palestra "PNB - Programa Nacional de Bioinsumos: bases para a Agricultura Sustentável.
O encontro, aberto para a comunidade acadêmica e para interessados no tema, tem a intenção de estimular a área de bioinsumos, que são produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico.
A palestra faz parte da disciplina "Tópico Especial Bioinsumos", do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages. Todas as sextas-feiras, durante os meses de setembro e outubro, o programa realizará encontros, com convidados externos, para abordar o tópico.
O palestrante da semana foi o engenheiro agrônomo Paulo Ramon Mocelin, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mocelin, que é chefe de divisão em tecnologias e bioinsumos da secretaria, tem experiência em fiscalização federal agropecuária, defesa agropecuária, superintendência federal de agricultura, agroenergia, desenvolvimento agropecuário, cooperativismo e política agrícola.
Segundo o professor Osmar Klauberg Filho, responsável pela disciplina, a temática é nova no Brasil e a utilização de bioinsumos está vinculada à ideia de uma agricultura mais sustentável: "O Brasil é um dos expoentes mundiais neste tipo de abordagem que envolve cultura biológica de pragas, biofertilizantes, produtos para biocontrole nas áreas de produção animal, agrícola e florestal", explica ele.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130