Atividade é uma promoção do programa de extensão Novos
Horizontes, da Udesc Faed. Imagem: Divulgação
No dia 6 de agosto, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) exibe em Florianópolis o documentário
Palavra Presa. Com direção da cineasta Ilaine Melo, a obra destaca como a leitura e a escrita se tornaram ferramentas de expressão e autonomia para pessoas privadas de liberdade.
O evento será uma aula aberta da formação compartilhada EJA no contexto prisional, ação do programa de extensão
Novos Horizontes, vinculado ao
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, que capacita professores para atuarem na Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional de Santa Catarina.
A exibição será realizada no auditório Tito Sena, da Udesc Faed, às 18h30, e contará com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Marcos Buch, protagonista do longa-metragem. A deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação e Cultura da A ssembleia Legislativa do Estado, Luciane Carminatti, também estará presente no encontro para uma sessão de debates relacionados à temática.
Para a coordenadora do Novos Horizontes, Daniella Pizarro, a sessão busca reforçar para a universidade e a sociedade a importância de expandir a Pesquisa, Ensino e Extensão no cárcere. “E, ainda, ampliar os diálogos na perspectiva dos direitos humanos e inclusão”, finaliza a professora.
A atividade é gratuita, aberta à comunidade, e não necessita de inscrição prévia.
Sobre o Novos Horizontes
O programa de extensão “Novos Horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade” teve início em 2016, no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), sendo depois vinculado ao Departamento de Biblioteconomia e Informação da Udesc Faed. Desde então, já desenvolveu ações como vestibular nas penitenciárias, seminários e eventos nas áreas de Biblioteconomia, direitos humanos e educação, leitura no cárcere e formação compartilhada do EJA no contexto prisional, dialogando com os professores que enfrentam diversos desafios na sua atuação. Entre 2017 e 2019, mais de 400 pessoas privadas de liberdade tiveram acesso ao vestibular da Udesc em Florianópolis e Joinville por meio da iniciativa.
Mais informações sobre o programa e a sessão podem ser obtidas pelo e-mail daniella.pizarro@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934