Espetáculo "I Will Survive", será apresento na noite de abertura
do evento, em 3 de outubro. Foto: Débora Amorim
Participando do Outubro Rosa, o programa de extensão “Mulheres em Cena”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a
2° Mostra Rosa Teatral em Florianópolis. A atividade é coordenada pelas professoras Maria Brígida de Miranda e Daiane Dordete, com a proposta que reúne diferentes ações no Centro de Artes (Ceart) e no
Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC. Os temas envolvidos são saúde, sexualidade, empoderamento dos feminismos e questões LGBT. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O evento começa nesta quarta-feira, 3, e será realizado até o dia 26 de outubro pelo segundo ano consecutivo. A “Mostra Rosa Teatral” faz parte do grupo de pesquisa “Egrégora Feminista” da Udesc Ceart e a programação inclui mesa de conversa sobre questões de saúde das mulheres, gênero, interseccionalidades, diversidades e desafios das populações ligadas aos feminismos e LGBTTIQ. Também conta com apresentações teatrais, oficinas, exposições fotográficas e outras atividades sobre os temas propostos.
A abertura oficial do evento será no dia 3 de outubro, quarta-feira, às 20h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste ano a Mostra conta com a parceria do ECGD, ação de extensão coordenada pela professora Simone Pereira Schmidt, do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC.
Durante a abertura, a professora e diretora de Extensão da Udesc Ceart, Daiane Dordete, aborda os desafios das políticas de gênero na universidade e nas instituições de cultura em Santa Catarina. Logo em seguida, às 20h30, começa o espetáculo
I will survive! (Eu vou sobreviver!) de Antônia Vilarinho, que realiza uma performance de palhaçaria feminista criada pela mestranda no Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) da Udesc.
O objetivo do evento é estimular a visibilidade de trabalhos que abordam as temáticas das mulheres, como teorias de gênero e dos feminismos em diversidades.
Confira aqui a programação completa da Mostra Rosa Teatral e a sinopse de cada espetáculo.
Abertura oficial com Antônia Vilarinho
Para trazer a tona a mistura entre gênero e arte, a mestranda do PPGT, Antônia Vilarinho interpreta a palhaça “Fronha Dedude Lafayete” na peça
I Will Survive. Com duração de 50 minutos o espetáculo retrata uma dona de casa em meio a inúmeros contratempos, que sonha comemorar seu aniversário em uma grande festa.
Mas infelizmente nada acontece da maneira como havia planejado. Em meio aos preparativos, desejos, alegrias, mágoas, inseguranças e medos afloram através de temas como o feminino, os padrões de beleza, o envelhecimento, a solidão e o abandono.
Antonia Vilarinho desde 2002 oferece oficinas na linguagem da Palhaçaria no Distrito Federal e outros estados do Brasil. Tem em seu currículo dois curtas-metragens, espetáculos de teatro - sendo três na linguagem do palhaço, dirigidos por Adelvane Néia, Karla Concá e Antonia Vilarinho. Estudou na Faculdade Dulcina e Universidade Federal da Bahia, na Ecole Le Rire Medécin em Paris (França), na Escola Picolino de Artes do Circo (BA) e com o Grupo Lume (SP). Deu início em sua carreira na linguagem do palhaço onde encontrou inspiração e por fim criou a palhaça “Fronha”.
O espetáculo teve a estreia de sua versão original em 2013 na programação da 6ª Mostra Zezito de Circo, no Distrito Federal. Após a estreia foi apresentado, em 2014 na “3° TPM Temporada de Palhaças do Mundo”; no “Festival Internacional de Palhaças do Recife”; na 2° edição do “Palhaçaria” e no “4° Encontro de Palhaças de Brasília”.
Serviço:
O QUÊ: 2° Mostra Rosa Teatral.
ONDE: Centro de Artes da Udesc e Espaço Cultural de Gênero e Diversidade (EDGD) da UFSC.
QUANDO: Do dia 3 ao dia 26 de outubro.
QUANTO: Gratuito e aberto a todos os públicos.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350