Espetáculo resultante da disciplina de Montagem Teatral tem
apresentação gratuita em 25 e 26 de setembro. Foto: Divulgação
O grupo “Egrégora de Danças Nômades”, formado por estudantes de licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estreia nos dias 25 e 26 de setembro o espetáculo ‘A Sagração da Primavera’. A performance que une a música original de Stravinski em uma versão contemporânea mistura dança e encenação, no Teatro Pedro Ivo, às 20h, com entrada gratuita.
A obra de dança contemporânea foi composta dentro da disciplina de Montagem Teatral, conduzida pelos professores Bianca Scliar e Milton de Andrade. Inspirados pela primeira montagem coreográfica de “A Sagração da Primavera”, realizada em 1913, os alunos e professores construíram uma performance que envolve, dança, audiovisual, poesia e referências de autores brasileiros como Haroldo de Campos e Ferreira Gullar, além de criações poéticas compostas pelos estudantes artistas.
Esta será a primeira apresentação do grupo Egrégora de Danças Nômades, núcleo de pesquisa em danças fundado pelos alunos participantes da disciplina de Montagem Teatral, no primeiro e segundo semestre de 2018. Com duração de 50 minutos a peça será dividida em dois atos e tem classificação indicativa de 16 anos.
Sobre a Sagração da Primavera
A narrativa de A Sagração da Primavera
(Le Sacre du Printemps) é inspirada na
música de mesmo nome do compositor russo Ígor Stravinski. Após a primeira adaptação da música pelo bailarino e coreógrafo
Nijinski em 1913 na França, o espetáculo tornou-se um ícone entre coreógrafos e grupos de dança contemporânea no mundo todo.
A coreografia original e a música de Stravinski foram inspiradas na cultura eslava e nas danças pagãs de adoração à terra e à natureza. O espetáculo original apresenta-se como um ritual reflexivo sobre a existência, por meio de ciclos de adoração e sacrifícios. Com base nisso o grupo de estudantes do Centro de Artes (Ceart) apresentará a sua versão de “A Sagração da Primavera”.
Ficha Técnica
Performers:
Carolina Martins D'avila, Fernando Soares Gesser, Guilherme Trautmann, Guilherme Porte, Jhonatan Carraro, Juan Henrique Quaresma de Carvalho, Marcela Frischeisen Ribeiro, Mariana Cristina Franco, Micaela Rocha, Rômulo Cassante, Victor Hugo de Abreu Brandão Lago, Vinicius Huggy.
Assistentes de cena:
Cleiton Rocha, Daniela Carmona,Roberto Skiante, Roga Rodrigues, Wagner Monthero
Vídeo:
Guilherme Trautmann, Marcelo Araujo, Milton de Andrade
Intertextos:
-
Graal – legenda de um cálice, de Haroldo de Campos
-
Vozes da morte, de Augusto dos Anjos
-
Poema Sujo, de Ferreira Gullar
-
A origem animal de Deus e
Bailado do Deus Morto,
de Flávio de Carvalho
Músicas:
-
A Sagração da Primavera – Igor Stravinsky por Atlanta Symphony Orchestra, conduzido pelo maestro Yoel Levi
-
O Espectro da Rosa – Hector Berlioz
-
Cademar – Tom Zé
-
Traduzir-se – Ferreira Gullar - Maria Betânia - remix DJ Zé Pedro
-
Alujá – Fábio Mello e Alexandre da Maria
Direção e organização:
Professores Bianca Scliar e Milton de Andrade
Serviço:
O QUÊ: A Sagração da Primavera – Grupo Egrégora de Danças Nômades.
ONDE: Teatro Governador Pedro Ivo - Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600, Saco Grande, Florianópolis/SC.
QUANDO: 25 e 26 de setembro, às 20h.
QUANTO: Gratuito. Classificação indicativa: 16 anos.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350