Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/12/2021-16h52

Professora e egressa da Udesc Laguna ganham prêmios em evento de Arquitetura

Docente Michelle Benedet e egressa Shayene Fernandes foram premiadas - Arte: Divulgação
Uma professora e uma egressa do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, foram destaque na Premiação Acadêmica 2021 de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC).

Realizada na quarta-feira, 15, no Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, com transmissão pelo YouTube, a premiação estimula o debate a respeito dos trabalhos e das práticas acadêmicas, valorizando a relação entre a teoria, o ensino e a prática profissional. Veja a gravação do evento.

A docente Michelle Souza Benedet foi a vencedora do 2º Prêmio Professor, que tem como proposta destacar a melhor e mais inovadora prática de ensino desenvolvida em cursos de Arquitetura e Urbanismo no Estado.

Já a arquiteta e urbanista Shayene Fernandes, formada neste ano pela Udesc Laguna, ficou em terceiro lugar no 8º Prêmio Estudante, que visa contemplar os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) da área em SC.


Proposta pedagógica

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e diretora de Extensão da Udesc Laguna, Michelle Benedet ficou em primeiro lugar na categoria para docentes com a proposta "Labcidade Udesc: Um casulo para práticas de ensino, pesquisa e extensão no processo de aprendizagem da disciplina Projeto de Urbanização em Áreas de Baixa Renda".

Segundo a professora, a experiência "busca caminhos novos para a prática e ensino da disciplina Teoria e Projeto Urbano 2/Projeto de Urbanização em Áreas de Baixa Renda, envolvendo pesquisa e extensão como partes indissociáveis do processo de aprendizagem".

Capacidade criativa

"Para sua aplicação, foram utilizadas a linguagem da criatividade, elemento gerador de ideias originais e estímulo como prática pedagógica, desenvolvendo no aluno a capacidade criativa, refletindo sobre suas relações projetuais, compreendendo o contexto da cidade, propondo soluções que integrem adequadamente o urbanismo, a arquitetura e a paisagem, consoante as necessidades das atividades humanas e da conservação do patrimônio ambiental e construído", afirma Michelle.

A docente explica que a questão norteadora da proposta foi "buscar relações para o processo de concepção do projeto de urbanização instaurando outra maneira de ver o objeto alvo por meio de atividades de pesquisa e de extensão. Para isso, foi explorado no aluno a sua própria capacidade de fazer arquitetura extrapolando o método tradicional de ensino com uma didática inovadora e criativa, fazendo com que ele se envolva mais com os conteúdos dados nas aulas teóricas, aplicando-os na sua prática de projeto".

Prêmio Estudante

Arquiteta urbanista e cientista social, Shayene Fernandes obteve o terceiro lugar na categoria para estudantes com a proposta do centro cultural Arte em Movimento - Circuito Cultural Ferroviário, desenvolvida na Udesc Laguna como seu TCC, sob orientação da professora Carolina Stolf Silveira.

Shayene explica que o projeto "usa o eixo ferroviário como elemento de conexão das cidades da Região Sul Catarinense, composta por etnias ítalo-açorianas". Segundo a acadêmica, a ideia é "estimular novas interações sociais com uma proposta de arquitetura itinerante, palco para eventos com apresentações artísticas, oficinas educacionais, debates com multimídias e laboratórios de atelier, relacionando-se com o espaço público e estações nas paradas e com a paisagem ferroviária".

A autora destaca que o trabalho visa "estimular a valorização do patrimônio industrial e cultural, legado centenário deixado pelo meio de transporte ferroviário com suas locomotivas à vapor, o conhecimento prático dos trabalhadores ferroviários, os lugares de memórias, bem como as transformações através do tempo, na evolução do território e das cidades".

Arquitetura itinerante

Segundo Shayene, "a arquitetura itinerante tem como premissa estabelecer novas relações a cada parada, transformando e adaptando sua configuração arquitetônica, equipamentos móveis e mobiliário articulado aos eventos idealizados para cada sítio, de acordo com a cultura local".

"Seu intuito é alcançar diversos municípios, oferecendo arte, cultura e lazer para que as pessoas possam interagir, dialogar, criar e obter novas experiências, nesse constante movimento que é a vida, na prerrogativa iminente do acesso e sobretudo da valorização da identidade local e cultural", conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Docente Michelle Benedet e acadêmica Shayene Fernandes foram premiadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h