Luiza Helena Ferraro é uma das autoras dos trabalhos
premiados por conselho nacional - Arte: Divulgação
Dois trabalhos idealizados pela professora
Luiza Helena Ferraro, do curso de Arquitetura e Urbanismo do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, foram premiados no
Concurso CAU Educa, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR).
Desenvolvidos pela docente da Udesc Laguna e por cinco arquitetos vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os trabalhos (veja abaixo) foram premiados na categoria "Práticas Pedagógicas". O resultado foi anunciado na última segunda-feira, 19.
O concurso é realizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (Cpua), do CAU, e visa fomentar iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do ensino fundamental.
Além da categoria "Práticas Pedagógicas', a iniciativa premia trabalhos na modalidade "Ações de Arquitetos e Urbanistas nas Escolas".
Práticas
Ao todo, o grupo responsável pelos projetos premiados inscreveu quatro propostas no concurso - três práticas pedagógicas e uma ação de arquiteto e urbanista na escola. Todas têm como objetivo "pensar a educação urbanística e ambiental voltada ao ensino fundamental" e foram premiadas nas suas categorias.
De acordo com Luiza Helena, a participação no concurso possibilita que as práticas pedagógicas e ações de arquitetos e urbanistas nas escolas "alcancem maior difusão e contribuam para que habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam incorporados no aprendizado sobre a cidade e território vivido pelas crianças".
Propostas e autores
Além de Luiza Helena, são autores dos trabalhos os pesquisadores Alexandre Maurício Matiello, Ana Laura Vianna Villela, Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Mariana Coviello Pereira e Rafael Ferreira Diniz Gomes.
Uma das práticas premiadas, "
LudiCidade", possibilita que a criança perceba e identifique objetos adaptados a diversos contextos urbanos. A atividade transformada em jogo é fundamentada no entendimento de atributos básicos relacionados à qualidade dos lugares urbanos: mobilidade, permanência, convivência e atividades.
Já a prática pedagógica "
ODS em ação" é organizada a partir da discussão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização Geral das Nações Unidas (ONU) em 2015. A proposta consiste em um jogo de diferentes fases. "A prática se relaciona aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser", explica Luiza Helena.
Sobre a professora
Luiza Helena Ferraro é professora colaboradora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
É integrante do grupo de pesquisa Ambiente-Educação, da UFRJ, e do Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010