Professor André Sbrissia apresentou pesquisa em evento
internacional, na França - Foto: Christian Muniz
Nesta quarta-feira, 31, o professor André Fischer Sbrissia, do Departamento de Produção Animal e Alimentos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, ministrou a palestra "Manejo de pastagens multiespecíficas".
O encontro reuniu acadêmicos de pós-graduação e apresentou o estudo sobre a análise das pastagens multiespecíficas e como a construção de um ambiente com mais de uma espécie beneficia a produção, principalmente em lugares onde pode ocorrer eventos climáticos extremos e mais suscetíveis a ataques de pragas e doenças.
Em junho de 2022, a pesquisa foi apresentada na França, durante o 29th General Meeting Grassland at the of Circular and Sustainable Food Systems, um dos congressos mais importantes do mundo na área. O docente participou do evento por meio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc (Proeven). "Os nossos foram os únicos trabalhos apresentados que trataram do manejo de multiespecíficas", conta o professor.
O estudo tem como base a comparação de pastos que possuem mais de uma espécie, com pastos que tem apenas uma. O objetivo é mostrar como um manejo inadequado afeta a diversidade, levando em consideração o ambiente, a forma da adubação e a própria presença do animal. "O manejo afeta a diversidade e o manejo adequado é importante para manter essa diversidade", afirma Sbrissia.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130