Estudo sobre melhora e pigmentação da pele do Kinguio
foi destaque no México - Foto: Christian Muniz
O professor Thiago El Hadi Fabregat, do Departamento de Produção Animal e Alimentos do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, ministrará uma palestra nesta quinta-feira, 1º, com o tema "O cultivo em sistema de bioflocos melhora e pigmentação da pele de Kinguios (Carassius auratus)". O evento será no Salão de Atos, às 9h30, e é voltado para alunos de graduação e de pós.
O Kinguio, conhecido como
Golden Fish, é uma espécie de peixe ornamental de coloração chamativa, cultivado há mais de mil anos no mundo oriental e bem popular no Brasil. A palestra é fruto de um trabalho apresentado pelo professor, em maio deste ano, no World Aquaculture Society (WAS 2021), no México, reconhecido mundialmente como o evento mais relevante da área para troca de conhecimento, tecnologia, inovação e formação profissional em rede.
A pesquisa avaliou o efeito do Sistema de Tecnologia Bioflocos (BFT) sobre a coloração da pele do peixe. O sistema é um ambiente de criação com baixa renovação de água. O trabalho apresentado por Fabregat é fruto de uma tese de doutorado. "Foi um trabalho inédito e estamos gerando tecnologia para a produção, o que ajudará a cadeia produtiva da piscicultura", avalia o professor.
O docente participou do evento por meio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc (Proeven). A conferência reuniu membros de mais de 100 países e organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Para Fabregat, a interação com pesquisadores internacionais gera visibilidade e possibilidade de futuras parcerias, "inclusive com a chance de enviar alunos da Udesc para o México também", completa ele.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130