Professor Jorge Rodrigues apresentou projetos desenvolvidos
na Udesc durante a reunião. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou nesta terça e quarta-feira, 11 e 12 de setembro, da reunião do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Pelágicos das Regiões Sudeste e Sul (
CPG Pelágicos Sudeste e Sul).
Realizado em São Paulo, o encontro reuniu membros do setor pesqueiro e da comunidade científica com o objetivo de debater a gestão da pesca nacional e do uso sustentável dos recursos pesqueiros, subsidiando o governo federal com informações para a tomada de decisões na área.
A Udesc foi representada pelo professor Jorge Luiz Rodrigues Filho, do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna. Durante a reunião, o docente foi convidado a falar das iniciativas que coordena atualmente no campo da gestão pesqueira da tainha.
A primeira apresentação de Rodrigues Filho explanou a proposta do projeto elaborado em convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que busca detalhar as capturas de tainha fora do período de safra, entre setembro de 2024 a abril de 2025. “Tal detalhamento é crucial para subsidiar a discussão sobre políticas de cotas da tainha, que nos últimos anos gera calorosos debates no setor pesqueiro catarinense”, explica o docente.
O professor da Udesc Laguna apresentou ainda o projeto Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses (Biopesca SC), coordenado pela Udesc e desenvolvido em parceria com o Governo do Estado,
Ufsc,
Ifsc e
Univali. A iniciativa conta com recursos da
Fapesc e tem o objetivo de identificar parâmetros como crescimento, mortalidade, reprodução e alimentação de algumas espécies, dentre elas a tainha.
Durante a sua fala na reunião do comitê, o docente destacou resultados do projeto, incluindo a consolidação da rede de pesquisa em ciências pesqueiras e a capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação na temática. O secretário executivo de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, que acompanhou o evento, também ressaltou a importância e o ineditismo da investigação.
Conforme o professor Jorge Luiz Rodrigues Filho, os membros do CPG pontuaram a relevância dos dois projetos para a gestão pesqueira em todo o território brasileiro. O docente foi ainda convidado a se inscrever como membro permanente do comitê, a fim de seguir colaborando com a produção de conhecimento sobre a gestão pesqueira nacional.
Mais informações sobre as iniciativas podem ser obtidas com o professor pelo e-mail
jorge.rodrigues@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934