Parceria foi fechada por meio do Grupo de Estudos
sobre Trabalho e Saúde da Udesc Oeste - Foto: Div.
O
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fechou uma parceria com o
Telessaúde-SC, ligado ao Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, com a finalidade de criar material pedagógico instrucional, utilizando recursos multimídia, e contribuir com a educação permanente em saúde no Estado.
Um dos objetivos da parceria é dar maior visibilidade à produção do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc, ofertado no
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó.
O termo de compromisso entre as instituições foi assinado por meio do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Saúde (Geestra), vinculado ao mestrado.
Atenção básica
Segundo a professora Carine Vendruscolo, que coordena o projeto na Udesc Oeste, a proposta é criar uma base junto ao Telessaúde-SC, usando diferentes recursos de mídia, sobre temas no âmbito da atenção básica. "O termo de compromisso também incentiva a produção técnica científica da área da saúde, sobretudo da educação e gestão do trabalho em saúde", afirma a docente.
Com a parceria, serão oferecidos aos profissionais da atenção básica minicursos na modalidade a distância, em formato autoinstrucional, pelo qual o próprio aluno organiza seu tempo de estudo, no prazo determinado, conduzindo o processo de aprendizagem a partir da leitura dos materiais e realização das atividades.
Para cada minicurso proposto, serão elaborados materiais didáticos, em forma de apostilas e slides, com conteúdos complementares aos materiais em vídeo. O trabalho prevê ainda a realização de webpalestras sobre temas que contribuam com a educação permanente dos profissionais e gestores da Atenção Básica.
Primeiro curso em junho
Previsto para ocorrer em junho, o primeiro curso de curta duração terá como título "Tecnologias de Gestão na Atenção Primária à Saúde", criado a partir da produção da mestranda Carise Schneider, sob orientação da professora Letícia de Lima Trindade.
Outras propostas serão encaminhadas para o segundo semestre e para os próximos anos, envolvendo docentes e mestrandos. As aulas serão gravadas nas dependências do Telessaúde-SC, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em Florianópolis.
Dissertação de mestrado
Segundo a professora Carine, o projeto da parceria surgiu durante a construção da dissertação de mestrado da acadêmica Mônica Ludwig Weber, da primeira turma do curso.
Carine e sua orientanda fazem parte da Comissão Integração Ensino-Serviço (Cies), da Macrorregião Oeste de SC, que tem, entre suas atribuições, a de "criar meios e estratégias de educação permanente que alcancem o maior número de profissionais".
A mestranda Saionara Vitória Barimacker também integra a Cies Oeste, o que tem possibilitado à região oportunidades de qualificação profissional na atenção primária à saúde, inclusive na área da Enfermagem.
Entre as professoras envolvidas na parceria, também estão a líder do Geestra, Letícia de Lima Trindade, Denise Antunes de Azambuja Zocche e Edlamar Kátia Adamy. As mestrandas participantes, além de Mônica, são Carise Schneider, Ana Paula Lopes da Rosa e Juliana Andréia Duarte Araújo.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010