No encontro, o coletivo Negras Experimentações Grupo de Artes (Nega) traz sua integrante Fernanda Rachel da Silva para uma conversa aberta e informal. Ela compartilhará um pouco da sua trajetória como artista, mãe, professora e integrante do Nega, sobre o qual define ser um “espaço de fortalecimento e, principalmente, de (des)aprendizado do que é ser mulher preta”.
Graduada em Artes Cênicas e mestre em Teatro, ambos pela Udesc, Fernanda é especialista em gênero e diversidade na escola, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No coletivo Nega ela compõe, canta e interpreta, “buscando o estudo da cultura africana e afrodescendente como meio de empoderamento e sobrevivência no sistema capital e racista”, afirma. Ainda em seu currículo a artista se apresenta como mãe de adolescente, bruxa, taróloga, artista e professora.
A palestra é uma ação de extensão e cultura do projeto Cura! Teatro, autodescoberta e cuidado de si, contemplado com o edital Campus de Cultura 2023-2024, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Udesc.
Serviço:
O quê: Palestra e debate “Nas estradas da arte preta: Coletivo NEGA e outros manifestos”.
Quando: Quarta-feira, 7 de junho de 2023, das 14h às 18h.
Onde: Sala Teatro Educação, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Inscrições: Não necessita, evento aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350