Professora Gabriela Pereira durante palestra no ENEAC. Foto:
Divulgação
Os estudos na área de habitação de interesse social da professora Gabriela Morais Pereira, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, foram tema de palestra no
10º Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (ENEAC). O evento ocorreu de 11 a 13 de setembro em Maceió, com participação de estudantes, investigadores e profissionais que desenvolvem trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em e rgonomia e acessibilidade integral.
Durante a fala na mesa-redonda “Habitação Contemporânea”, a docente abordou as necessidades de adequação dos projetos das residências no período pós-pandêmico, em especial das moradias de pessoas em vulnerabilidade econômica. “O ‘fique em casa’ evidenciou fragilidades estruturais na habitação das pessoas de baixa renda. Ao analisar a questão da funcionalidade e flexibilidade nos apartamentos dos programas de habitação de interesse social, fica latente a falta de atenção para projetos voltados às necessidades dos moradores”, explica Gabriela.
Complementar às reflexões sobre o assunto, a professora do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) apresentou exemplos de projetos em São Paulo que agregam maior eficiência do espaço em relação à qualidade dimensional, o que, em sua opinião, oferece novas perspectivas para a abordagem do problema e avanços na arquitetura.
A mesa-redonda contou também com a participação dos professores e arquitetos Fernando Sá Cavalcanti, Vinicius Fulgêncio e Juliana Oliveira, e do promotor público Paulo Henrique Prado.
Para Gabriela, que acompanhou outras atividades do encontro como a oficina sobre acessibilidade física em centros históricos, participar do evento garante um novo fôlego para a prática em sala de aula, além de cruzamentos entre as pesquisas que conduz na universidade com estudos brasileiros e internacionais. “Estamos articulando parcerias e espero que em breve tenhamos novos convênios de cooperação entre a Udesc e algumas universidades e centros de pesquisa”, salienta.
Atualmente, a professora coordena o Grupo de Estudos da Habitação (GHab), desenvolvendo ações de pesquisa e extensão referentes à temática, incluindo o projeto de pesquisa “Participação popular nas ações de ensino, pesquisa e extensão em Habitação de Interesse Social”, que será realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe.
Mais informações sobre a palestra e os trabalhos do GHab podem ser obtidas pelo Instagram
@ghab_udesc ou com a professora Gabriela Pereira pelo e-mail
gabriela.pereira@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934