Atividades ocorrem em 24 municípios do
Meio-Oeste Catarinense - Fotos: Divulgação
O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), concluirá no próximo sábado, 12, as atividades da
Operação Horizonte, que mobiliza cerca de 400 rondonistas, de mais de 20 instituições brasileiras e estrangeiras, em 24 municípios do Meio-Oeste Catarinense.
O encerramento geral da operação ocorrerá em Vargem. Nesta sexta-feira, 11, as equipes presentes em cada localidade também realizam encontros finais junto às comunidades em que atuam. As ações ocorrem em municípios vinculados a três associações: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai).
Fotos e vídeos com registros das atividades e de seus participantes são diariamente divulgadas no
stories do Instagram do NER Udesc.
Registros das atividades
As ações da Operação Horizonte também são destaque nas redes sociais de organizações parceiras e das gestões municipais.
O
Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), tradicional parceiro do NER Udesc, publicou que participam desta operação estudantes e servidores de dez campi da instituição: Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, Urupema e Xanxerê.
O
Instituto Federal Catarinense (IFC) também registrou a participação de seus representantes.
A
Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc) registrou que, "através do Rondon, a Defensoria Pública esteve pela primeira vez em Zortéia para levar o Mutirão Registral e a Campanha “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.
Em
Ouro, a programação divulgada pela Secretaria Municipal de Educação incluiu palestras em escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs), dentre outros espaços, sobre primeiros socorros, direitos das mulheres, bullying e “Postura correta aliada ao peso ideal da mochila”; além de contação de histórias e recreação para alunos da educação infantil.
Em
Joaçaba, a prefeitura destacou quatro oficinas oferecidas pela operação para jovens estudantes: Canvas Kids, que estimulam a criatividade e habilidades artísticas; Finanças para Crianças, com foco na educação financeira; Brinquedos com Materiais Descartáveis, que promove a consciência ambiental; e Aproveitamento de Alimentos, abordando a conscientização sobre o desperdício de alimentos e a importância da sustentabilidade.
A Prefeitura de
Xanxerê registrou em seu site a atuação da equipe de dez rondonistas no município, com oficinas sobre temas como humanização do atendimento, alimentação saudável, aproveitamento integral, conservação e boas práticas de manipulação dos alimentos, direitos dos idosos, bullying, atividades recreativas e lúdicas para crianças, contação de histórias e como usar mídias sociais com eficiência.
Já em Treze Tílias, as oficinas sobre bullying, cuidados com a saúde, mídias sociais, contação de história, empreendedorismo e economia criativa contemplaram cerca de 1,3 mil estudantes do ensino fundamental.
O município também recebeu uma capacitação para agentes da saúde sobre dengue e palestras sobre educação inclusiva, proteção à criança e adolescentes e ética e liderança.
Outra atividade em Treze Tílias foi a distribuição de 380 exemplares do livro "Aventuras de uma pipa no mundo da política" para alunos do ensino fundamental. O evento teve a presença dos autores Daniel Pinheiro, Eduardo Jara e Luiz Felipe Reinecke, todos docentes da Udesc, autografando as obras.
Também ganharam registro atividades em
Lajeado Grande,
Vargeão,
Água Doce,
Capinzal,
Luzerna,
Faxinal dos Guedes e
Marema.
As ações desenvolvidas pelas equipes de rondonistas visam o desenvolvimento dos municípios e também o bem-estar da população, sendo classificadas nas oito áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde e trabalho.
Municípios
As equipes atuam nos seguintes municípios:
-
Amplasc: Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.
-
Ammoc: Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Ibicaré, Joaçaba, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita.
-
Amai: Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e Xanxerê.
Diversidade
Maior da história do NER Udesc, a Operação Horizonte mobiliza mais de 300 estudantes e servidores da Udesc e mais de uma centena de representantes de
organizações parceiras, incluindo de outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e cinco países (Argentina, Equador, Paraguai, Guiné Bissau e Angola).
As delegações com maior número de participantes além da Udesc são a Uesc, da Bahia, com quase 30 membros, e Unifae, de São Paulo, com cerca de 20. Dentre os estrangeiros, a maior delegação é formada por dez estudantes de Artes Cênicas da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador.
Mais informações
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009