Rondonistas de mais de 20 organizações participam
das atividades - Fotos: Divulgação
O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), segue realizando atividades em 24 municípios do Meio-Oeste Catarinense com a
Operação Horizonte, que mobiliza cerca de 400 rondonistas de mais de 20 instituições brasileiras e estrangeiras.
As ações ocorrem até o próximo sábado, 12, em municípios vinculados a três associações: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai). O encerramento da operação será realizado em Vargem.
Diversas fotos e vídeos com registros das atividades e seus participantes podem ser conferidas no
stories do Instagram do NER Udesc.
Além da abertura, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, visitou a equipe de rondonistas em Ouro Verde durante o fim de semana, acompanhado da professora Cléia Demétrio, uma das coordenadoras da operação.
Coordenadores
Visitar as equipes nos diferentes municípios é uma das funções dos coordenadores gerais da operação. Além de Cléia, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, que também coordena o NER Udesc, e o coordenador de Extensão da universidade, Eduardo Jara, também exercem essa função, assim como o professor Luiz Felipe Reinecke. Desde o início da operação, há seis dias, cada um deles já esteve junto às equipes de pelo menos doze municípios diferentes.
As ações desenvolvidas pelas equipes de rondonistas visam o desenvolvimento dos municípios e também o bem-estar da população, sendo classificadas nas oito áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde e trabalho.
Imersão fantástica
"A operação está proporcionando uma imersão extensionista fantástica na formação dos estudantes, que estão diretamente envolvidos com as comunidades, atendendo às demandas levantadas pelos gestores municipais e ampliando parcerias para projetos futuros", destaca o professor Jara.
Além de atuar na coordenação, o docente, que é o idealizador do programa de extensão Esag Kids, ministrou uma oficina de ética e liderança para servidores de Brunópolis, que também será oferecida em Treze Tílias, e outra sobre economia criativa para estudantes em Luzerna.
"A Operação Horizonte já beneficiou milhares de pessoas, e agora que chegamos à sua metade. Seguimos forte na integração com as comunidades, servidores e gestores municipais, levando o conhecimento mobilizado pelas organizações parceiras aos municípios", destaca Alfredo Balduíno.
Municípios
As equipes atuam nos seguintes municípios:
-
Amplasc: Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.
-
Ammoc: Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Ibicaré, Joaçaba, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita.
-
Amai: Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e Xanxerê.
Marema
No município de Marema, os rondonistas criaram um
perfil no Instagram para registrar as atividades e divulgar a programação, que incluiu, nos primeiros dias, uma sessão do Cine Rondon, uma roda de viola e uma roda de conversa com uma karateca, dentre outras atividades.
Em uma das postagens, pode-se conhecer um pouco sobre a equipe, que é formada por nove pessoas, incluindo professores, técnicos e estudantes de oito instituições diferentes de Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Maranhão e do Equador.
Outros municípios
Em
Água Doce,que sediou a abertura da operação na última quarta-feira, 2, uma das atividades já promovidas foi uma capacitação sobre o ensino de badminton, ministrada pelo professor Pablo Schoeffel, da Udesc Alto Vale, para docentes de escolas da rede municipal e integrantes do Conselho Municipal de Esportes (CME).
Já em
Capinzal, que também tem a programação da operação divulgada nas redes sociais, as atividades do início da semana incluíram oficinas de artesanato com material reciclado, sessões do Cine Rondon, exercícios para terceira idade e conversa sobre saúde da mulher.
Diversidade
Maior da história do NER Udesc, a Operação Horizonte mobiliza mais de 300 estudantes e servidores da Udesc e mais de uma centena de representantes de
organizações parceiras, incluindo de outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e cinco países (Argentina, Equador, Paraguai, Guiné Bissau e Angola).
As delegações com maior número de participantes além da Udesc são a Uesc, da Bahia, com quase 30 membros, e Unifae, de São Paulo, com cerca de 20. Dentre os estrangeiros, a maior delegação é formada por dez estudantes de Artes Cênicas da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador.
Mais informações
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009