Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2020-18h27

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc destaca importância da luta antirracista

Neab faz várias ações pela valorização das populações de origem africana e indígena - Arte: Karine Lucinda
Esta sexta-feira, 20 de novembro, marca o Dia Nacional da Consciência Negra. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) reforça que a luta antirracista precisa ser travada por todos, todos os dias, em todos os espaços.

O núcleo realiza inúmeras ações para trabalhar pela igualdade de direitos e pela valorização das populações de origem africana e indígena dentro e fora da universidade.

"O Neab/Udesc, com suas ações indissociáveis de extensão, pesquisa e ensino, realiza cotidianamente o fortalecimento da luta antirracista e é de suma importância para contribuir na desnaturalização da discriminação e da desigualdade", destaca a coordenadora do núcleo, Maria Helena Tomaz.

"Buscamos e construímos estratégias que transformem diferentes estruturas de espaços e práticas institucionais e sociais, que se comprometam vigorosamente com a promoção da diversidade, da igualdade racial e dos direitos humanos", afirma.

Principais projetos

O Neab produz e compartilha conhecimento e contribui para o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial na Udesc. Conheça os quatro principais projetos do grupo:

  • Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (Opass), que oferece suporte para discussões, proposições e ampliação de ações afirmativas na Udesc e acolhimento a estudantes cotistas e aos interessados na temática antirracista;
  • Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina (Oberer), que desenvolve atividades de formação com professores e gestores públicos responsáveis pela implementação do estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares;
  • "Caminhando com Antonieta de Barros: narrativas de resistência e ancestralidade", ação que busca recuperar e disseminar a participação política, social e cultural de mulheres afro-brasileiras, quilombolas e indígenas;
  • "Biblioteca de Referência Neab/Udesc, disseminando a história e a cultura das populações de origem africana", fonte de informação sobre o tema.
Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Neab/Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.