Neab faz várias ações pela valorização das populações
de origem africana e indígena - Arte: Karine Lucinda
Esta sexta-feira, 20 de novembro, marca o Dia Nacional da Consciência Negra. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) reforça que a luta antirracista precisa ser travada por todos, todos os dias, em todos os espaços.
O núcleo realiza inúmeras ações para trabalhar pela igualdade de direitos e pela valorização das populações de origem africana e indígena dentro e fora da universidade.
"O Neab/Udesc, com suas ações indissociáveis de extensão, pesquisa e ensino, realiza cotidianamente o fortalecimento da luta antirracista e é de suma importância para contribuir na desnaturalização da discriminação e da desigualdade", destaca a coordenadora do núcleo, Maria Helena Tomaz.
"Buscamos e construímos estratégias que transformem diferentes estruturas de espaços e práticas institucionais e sociais, que se comprometam vigorosamente com a promoção da diversidade, da igualdade racial e dos direitos humanos", afirma.
Principais projetos
O Neab produz e compartilha conhecimento e contribui para o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial na Udesc. Conheça os quatro principais projetos do grupo:
-
Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (Opass), que oferece suporte para discussões, proposições e ampliação de ações afirmativas na Udesc e acolhimento a estudantes cotistas e aos interessados na temática antirracista;
-
Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina (Oberer), que desenvolve atividades de formação com professores e gestores públicos responsáveis pela implementação do estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares;
-
"Caminhando com Antonieta de Barros: narrativas de resistência e ancestralidade", ação que busca recuperar e disseminar a participação política, social e cultural de mulheres afro-brasileiras, quilombolas e indígenas;
-
"Biblioteca de Referência Neab/Udesc, disseminando a história e a cultura das populações de origem africana", fonte de informação sobre o tema.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo
site do Neab/Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010