Estão abertas as inscrições para o seminário "Diálogos Institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades brasileiras", que ocorrerá pela plataforma Google Meet. Acesse o site do evento.
O seminário é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
A programação inclui quatro encontros virtuais até novembro. O primeiro ocorrerá nesta quarta-feira, 30, às 19h (veja programação completa abaixo).
Iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Udesc, o seminário visa, entre outros objetivos, promover diálogos sobre as múltiplas formas de racismo que existem nas instituições de ensino superior (IES) e apresentar experiências exitosas que contribuam para sua erradicação.
Segundo a coordenadora do Neab, a técnica Maria Helena Tomaz, da Reitoria, o seminário tem por objetivo "ampliar o debate sobre o posicionamento antirracista, abrir espaço para novas epistemologias na universidade, refletir sobre a democratização da produção acadêmica e adensar o debate sobre a Política de Ações Afirmativas na Udesc e em outras instituições".
As atividades fazem parte do projeto de pesquisa Estudo Comparado: Ações Afirmativas para População Negra, em Especial Comunidades Quilombolas e Povos Indígenas, firmado pela Udesc e Unifesspa, sob coordenação da professora Vera Marcia Marques Santos, na universidade catarinense, e Karla Leandro Rascke, na instituição paraense.
Programação
Confira abaixo os temas e datas dos quatro encontros. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail neabjaninesoares@unifesspa.edu.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010