Resultados mostram avanço da Udesc na área de pós-
graduação em todo o Estado - Foto: Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conquistou a aprovação de quatro novos cursos de doutorado, na modalidade acadêmica, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
Os novos doutorados são: Engenharia Civil (Udesc Joinville), Fisioterapia (Udesc Cefid), Química Aplicada (Udesc Joinville) e Zootecnia (Udesc Oeste).
"Esses resultados representam uma grande conquista para a ampliação da oferta de doutorados em diferentes áreas do conhecimento, somando-se aos 15 cursos já existentes na universidade e respondendo aos anseios da instituição e da sociedade catarinense para o avanço da ciência, da pesquisa e da formação de profissionais", destaca o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.
Os resultados, que foram divulgados após reunião do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior da Capes na semana passada, são referentes ao primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) prevista na Portaria Capes n° 150/2022.
Na atual edição da APCN, a Udesc encaminhou 15 propostas de novos cursos de pós-graduação à Capes, todas aprovadas pelos conselhos da universidade em 2022, sendo 12 doutorados e três mestrados.
E, nesse primeiro conjunto da avaliação, estão os resultados de 11 das propostas da universidade. As outras quatro, que ainda aguardam o resultado da análise da Capes, são do: Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis (Udesc Alto Vale), Doutorado Acadêmico em Engenharia Florestal (Udesc Lages) e doutorados profissionais em Administração (Udesc Esag) e Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (Udesc Joinville).
Planejamento estratégico
Na avaliação pela Capes, é realizada uma análise criteriosa das propostas de criação de cursos. São consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica.
Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.
As aprovações da Udesc demonstram, de fato, um reconhecimento do comprometimento da instituição com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, focados no desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina e do Brasil.
"A conquista das aprovações é, sobremaneira, fruto do planejamento estratégico dos programas realizado de forma colegiada, esforço e dedicação dos pesquisadores altamente qualificados, corpo técnico e estudantes, associado ao apoio institucional, que, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), objetiva continuar qualificando para alcançar a excelência da pós-graduação", destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto Rossi.
Ela frisa que os novos cursos possibilitarão o fechamento de um ciclo aos estudantes, que poderão cursar agora, além de graduação e mestrado, doutorado em Engenharia Civil, Fisioterapia, Química Aplicada e Zootecnia.
Pedidos de reconsideração
Os programas da Udesc com propostas não aprovadas no primeiro conjunto da APCN poderão apresentar pedidos de reconsideração dos resultados. O prazo para envio à Capes terminará em 6 de julho, incluindo o pedido realizado pelo coordenador e a homologação pela PROPPG.
A pró-reitoria está comprometida juntamente aos programas que defendem os pedidos de reconsideração e solicita que encaminhem seus recursos via Plataforma Sucupira até 3 de julho para haver tempo hábil de análise e parecer antes da homologação.
Início dos novos cursos
Após o resultado definitivo do processo de avaliação da APCN, a Capes encaminhará os documentos da avaliação para que a Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), delibere sobre a autorização e o reconhecimento dos cursos, com posterior homologação pelo MEC.
Após essa etapa, será possível a Udesc iniciar as implementações dos novos cursos, conforme previsto no artigo 21 da Portaria Capes nº 195/2021. O ato de reconhecimento de um curso pela CES/CNE, nos termos da legislação vigente, aplica-se exclusivamente à sua oferta conforme ao que está previsto na proposta avaliada pela Capes.
Para a pró-reitora Letícia, "a expectativa é de que esses novos cursos de pós-graduação stricto sensu da Udesc contribuam significativamente para o avanço do conhecimento em áreas estratégicas, impulsionando o desenvolvimento regional e nacional".
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.