Quantidade de bolsas DS/Capes na Udesc aumentou
pelo quarto ano consecutivo - Foto: Ascom Udesc
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), informa que a instituição ganhou 58 novas bolsas de pós-graduação, de mestrado e doutorado, concedidas por meio do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Desse total, 28 são bolsas de mestrado e 30 de doutorado (incluindo 20 cotas da PROPPG), distribuídas entre os programas de pós-graduação com notas 3, 4 e 5.
Com o acréscimo, o total de bolsas Capes na Udesc aumentou de 359 cotas em 2022 para 417 neste ano - um aumento de 16%. O novo quantitativo foi divulgado pela Capes no início deste mês e inclui bolsas de mestrado e de doutorado referentes ao período de março deste ano a fevereiro de 2024.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, destaca que, em 2022, já havia ocorrido um aumento de 11% no quantitativo de bolsas em comparação com 2021.
Aumento na quantidade de bolsas DS/Capes na Udesc nos últimos quatro anos (2020 a 2023):
Segundo a PROPPG, dos 24 programas de pós-graduação que estão incluídos nesse programa da Capes, 16 ganharam cotas adicionais de bolsas neste ano.
Avaliação quadrienal
"Esse aumento decorre principalmente do aumento da nota dos programas de pós-graduação na última avaliação da Capes e do aumento do volume de financiamento destinado pela Capes para o programa de bolsas", afirma Letícia.
Os aumentos mais significativos ocorreram nos doutorados em Ciência e Engenharia de Materiais e em Engenharia Elétrica, ambos com mais sete cotas; e nos mestrados em Engenharia Elétrica e em Física, ambos com mais quatro cotas. Os programas ficam no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009