Premiação ocorreu no início de abril - Foto: Divulgação
A mestranda em Fisioterapia Maylli Graciosa, do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade de Estado de Santa Catarina (Udesc), ganhou o prêmio de melhor pôster comentado no
6º Congresso Brasileiro de Fibrose Cística, realizado em Curitiba.
Intitulado "Associação entre fibrose cística e disfunção de mobilidade cervical", o trabalho faz parte da dissertação de mestrado de Maylli e teve coautoria da acadêmica Anilsa Suraya Francisco e orientação das professoras Lilian Gerdi Kittel Ries e Camila Santos Schivinski.
A fibrose cística, explica Maylli, é uma doença genética que afeta principalmente o sistema respiratório, o que pode levar a alterações no sistema muscular, em particular das regiões torácica e cervical.
"O estudo realizado por mim buscava compreender essas alterações na região cervical, como presença de dor e comprometimento da amplitude de movimento", conta.
A avaliação comparou crianças e adultos que têm a doença com pessoas saudáveis e, segundo os resultados, indivíduos com fibrose cística apresentam mais chances de ficar com dor e redução da mobilidade cervical, ou seja, na região do pescoço.
A dissertação foi desenvolvida no
Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop), em parceria com o
Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp), ambos da Udesc Cefid.
Sobre o evento
O Congresso Brasileiro de Fibrose Cística é voltado a profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, que se reúnem com o objetivo de apresentar ações para pacientes portadores de fibrose cística.
"Não esperava ganhar o prêmio. Como é um congresso que não é específico da área de Fisioterapia, mas abrange várias áreas da saúde, foi interessante um trabalho de Fisioterapia ser premiado", declarou Maylli.
No evento, também foram apresentados outros dois trabalhos desenvolvidos pelas quatro pesquisadoras da Udesc Cefid sobre o mesmo tema, usando análises estatísticas e variáveis diferentes.
Confira a lista com todos os trabalhos expostos no evento.
Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas com o Ladescop pelo telefone (48) 3664-8627.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010