O
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá uma defesa de mestrado nesta sexta-feira, 18, às 14h30, no Auditório do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, na Capital.
A mestranda Fernanda Matos Weber apresentará o estudo "
Comportamento da função pulmonar, força muscular respiratória e capacidade de exercício em mulheres com artrite reumatoide", orientado pela professora Monique da Silva Gevaerd.
A pesquisa comparou as variáveis respiratórias de 30 mulheres com artrite reumatoide com um grupo de pessoas saudáveis, concluindo que as pacientes com a doença apresentaram função pulmonar normal, mas com valores menores do que o grupo saudável.
Além disso, elas tiveram a força muscular respiratória e a capacidade de exercício inferiores, inclusive abaixo dos valores normais.
A artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta diversas partes do organismo – como, por exemplo, o pulmão – e ocorre porque o sistema imunológico do corpo ataca a membrana sinovial, que reveste as articulações, responsáveis pela realização de movimentos.
Conhecer o comportamento das variáveis permite que os profissionais da saúde façam o diagnóstico das alterações respiratórias associadas à artrite reumatoide mais rápido, minimizando as perdas funcionais e identificando o tratamento mais eficaz para cada paciente.
Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid pelo e-mail
ppgcmh.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8693.
Leia mais:
30/07/2015 - Pesquisa de mestrado da Udesc avalia pacientes com artrite reumatoide no Oeste de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622