Amanda Marina Lima Batista defenderá nesta sexta-feira, 29, às 13h30, sua dissertação “A economia circular como instrumento para a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos: uma experiência em Florianópolis”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.
A pesquisa foi orientada pela professora Clerilei Aparecida Bier, da Udesc Esag, com o professor Filipe Marinho Oliveira Barros, da Universidade Internacional de Valência (Espanha), como co-orientador.
Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 29, a partir das 13h30)
A pesquisa teve como objetivo propor um conjunto de requisitos para o desenvolvimento da plataforma digital Recíclica. Trata-se de um meio de colocar em prática a responsabilidade compartilhada pelos resíduos sólidos urbanos recicláveis em Florianópolis, segundo princípios da economia circular e do desenvolvimento sustentável.
A plataforma integra o ParticipACT Brasil, projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão (Labges) da Udesc Esag, que tem como objetivo a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes e sustentáveis.
Por meio do projeto Tecnologias Sustentáveis para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, com o qual a pesquisa contribui, o ParticipACT Brasil passa a contar com mais uma ferramenta tecnológica para articulação, acesso à informação e debate sobre responsabilidade compartilhada e aprimoramento da gestão de resíduos local.
Também participaram do desenvolvimento da plataforma os pesquisadores Fernando Zatt e Daniel Penz (doutores em Administração pela Udesc Esag), Fabrício Venâncio (doutorando do mesmo programa) e Amanda Lentz (mestra em Design pela Udesc Ceart) e o programador Claudionor Santos, além da professora Gabriela Mager e sua equipe de estudantes do Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (Nest) da Udesc Ceart.
Acesso on-line
A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h15). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br