Kely Mattos Figueiredo defenderá nesta sexta-feira, 15, às 16h, sua dissertação “A formulação da agenda de políticas públicas de gênero a partir da perspectiva de strategizing” no
Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Marcello Beckert Zappellini.
As defesas nos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas
on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.
Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 15, a partir das 16h)
A pesquisa teve como objetivo estudar como o processo de formulação de políticas públicas ocorre na prática, dentro das dinâmicas das instituições responsáveis por sua concepção. O estudo considerou a perspectiva de strategizing, conceito relacionado à atividade e ao modo de como os responsáveis fazem a estratégia, e buscou verificar a possiblidade de adotar essa perspectiva para uma agenda de políticas públicas de gênero.
O local de estudo escolhido foi a
Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis (CMPPM). A instituição foi criada em 2008 com o objetivo de articular e desenvolver políticas públicas para as mulheres visando o combate da desigualdade, exclusão, discriminação e a promoção da cidadania feminina e igualdade entre os gêneros.
A pesquisa conclui que a formação de políticas públicas (práticas de formulação e implementação) é realizada de forma incremental e que o processo político sofre influência da ação humana de todos os stakeholders envolvidos (atores políticos, participantes da sociedade civil, público-alvo etc.), cujas lacunas, vivências e subjetividades devem ser levadas em conta.
Acesso on-line
A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (15h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail
pos.esag@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br