Estudo a ser defendido aborda efeitos da massoterapia
para recuperar corredores de rua - Foto: GettyImages
Na próxima terça-feira, 20, às 14h, o
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sua centésima banca de defesa de dissertação de mestrado. Aberto ao público, o evento será no Auditório do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Na banca, a acadêmica Paula Urio Bender defenderá o estudo "Os efeitos da massoterapia sobre a recuperação de corredores de rua após a prática esportiva: um ensaio clínico randomizado".
O trabalho foi orientado pela professora Clarissa Medeiros da Luz, com coorientação do professor Guilherme Silva Nunes. Também integram a banca os docentes Rodrigo Okubo e o convidado externo Marcos Amaral de Noronha, da Universidade La Trobe, da Austrália.
O evento será prestigiado por docentes, técnicos, acadêmicos e convidados. Para o coordenador do mestrado, professor Jocemar Ilha, é uma data "para se comemorar as conquistas das sucessivas gestões e os frutos positivos, com sucessos individuais e coletivos, do programa de pós-graduação, o único do sul do País destinado de forma exclusiva à produção de conhecimento na área de Fisioterapia".
Sobre a dissertação
O estudo de Paula buscou verificar se a massoterapia pode melhorar a dor muscular, a fadiga percebida, o humor e aspectos funcionais de recuperação de corredores após a prática esportiva, a partir da pesquisa com 78 praticantes da modalidade.
Os participantes foram divididos em dois grupos: um experimental, que recebeu massagem no quadríceps para recuperação após atividade física; e um grupo controle, que recebeu mobilização articular placebo no quadril e no joelho. Todas as intervenções tiveram 10 minutos de duração e foram aplicadas imediatamente após os participantes correrem 10 quilômetros, simulando uma prova.
Segundo os resultados, o grupo experimental apresentou diminuição significativa da dor imediatamente após a intervenção, comparado ao grupo controle, e não houve nenhuma outra diferença relevante em nenhum outro momento de avaliação.
Os resultados levaram a mestranda a concluir que a massagem terapêutica foi efetiva apenas sobre a dor muscular imediata e tardia em corredores pós-corrida, comparada com a técnica placebo.
Inscrições para o mestrado
Entre os próximos dias 21 e 23, o Mestrado em Fisioterapia da Udesc Cefid abrirá inscrições para nove vagas remanescentes da turma de 2018.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
mestradofisioterapia.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8660.
Siga as novidades da Udesc pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
WhatsApp e
YouTube. Se você é acadêmico, acesse
office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010