Startup agrega rede social própria a plataforma de venda de ingressos
Depois que começou a trabalhar com eventos, em 2020, o estudante Brad Hamadi percebeu que havia uma lacuna a ser preenchida nesse mercado de entretenimento. Para ele, as empresas que vendem ingressos on-line, as “ticketeiras”, falham ao não trabalhar em parceria com os produtores. Elas apenas oferecem um sistema de cadastro e vendem as entradas. Faltava alguma coisa ali.
Foi assim que nasceu a Nittio, startup que agrega uma rede social própria a uma plataforma de venda de ingressos. Aluno do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, Hamadi inscreveu a startup no programa Esag Ventures, que apoia ideia de negócios de estudantes da Udesc Esag. A Nittio hoje está incubada no programa.
A startup começou de fato a operar no início do segundo semestre deste ano. A Nittio tem como sócios o próprio Brad Hamadi, que trabalha com foco na área comercial, e João Lucas Antônio, que cuida mais de perto do produto em si. O desenvolvimento da plataforma é feito por parceiros em São Paulo e a equipe em Florianópolis está sendo ampliada. “No momento, estamos contratando mais uma pessoa para o comercial”, conta Hamadi. Mesmo no início, já foram vendidos 10 eventos.
A proposta da Nittio é melhorar a experiência do cliente desde o momento em que ele compra o ingresso. A ideia é também aprofundar o relacionamento entre comprador e o produtor do evento, criando uma comunidade dentro da plataforma. Assim as pessoas podem se conectar antes mesmo de ir a um show ou balada, por exemplo. A rede social permite que elas interajam de forma descontraída, com recursos como “flechadas” e “match”.
Como funciona
Para interagir com outros usuários na rede social da Nittio, o usuário pode começar de duas maneiras. Uma delas é comprando um ingresso na própria plataforma. Mas é possível também apenas confirmar presença em um evento, sem ainda comprar a entrada. Fazendo isso, já é possível conversar com outros que também pretendem ir.
Uma das formas de interagir são as "flechadas" (algo como "like" em aplicativos de paquera), que permite chamar a atenção de outros participantes do evento. Ao visualizar a lista de pessoas que confirmaram presença, os participantes podem "flechá-los", indicando o interesse em fazer contato.
Assim como nos aplicativos de relacionamento, quando duas pessoas se flecham de volta, ocorre um "match", permitindo que ambas visualizem os perfis um do outro. Isso inclui ainda os perfis em outras mídias sociais, como o Instagram – sempre com o consentimento do usuário e em conformidade com Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).
“O recurso pode ser particularmente útil para pessoas tímidas, que têm dificuldade em iniciar conversas”, explica Hamadi. A ideia é que os participantes já comecem a se conhecer antes do evento e se sintam mais à vontade para se encontrar pessoalmente. Isso cria um ambiente mais conectado e engajado, ideal para aqueles que precisam de algo para “quebrar o gelo”.
Esag Ventures
A Nittio é uma das startups residentes do projeto de incubação da Esag Ventures, da Udesc. Ao longo de um ano, a empresa conta com a estrutura física da incubadora, incluindo estações de trabalho, internet grátis, sala multimeios para reuniões e treinamentos, tudo dentro da própria universidade, além de orientação e trocas de experiências com as demais startups residentes.
“Minha experiência na Esag Ventures está sendo ótima e engrandecedora”, avalia Hamadi. “Todos os dias temos trocas de experiências com empresas que estão em estágios mais e menos avançados e assim conseguimos encontrar denominadores comuns e até solucionarmos problemas em conjunto”, garante. “Indico muito a Esag ventures para os estudantes da Udesc interessados em iniciar e alavancar seu negócio”.
Saiba mais sobre a Nittio.
Conheça o programa Esag Ventures.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão do jornalista Carlito Costa