Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/06/2024-11h02

Startup Insight Blink, incubada na Udesc Esag, coloca pequenos negócios no mapa

João Pedro Hermans (à frente) e Luigi Remor Costa, da Insight Blink,  na incubadora da Esag Ventures - foto: Carlito Costa/Udesc Esag
Nada como estar imerso em um ambiente de empreendedorismo para que novas ideias (de negócios) comecem a brotar bem ao lado. Foi o que aconteceu com João Pedro Hermans da Silva, fundador e COO da Insight Blink, startup especializada em encontrar a melhor localização para abertura ou expansão de pequenos negócios.

Hermans é estudante de Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ele criou a empresa em 2023, chamando dois ex-colegas de ensino médio para sócios, os engenheiros de software Pedro Viana Schroeder e Luigi Remor Costa. Juntos, eles desenvolveram uma tecnologia própria para oferecer o serviço de geomarketing.

O founder da startup teve seu “insight” para o negócio em 2022, quando prestava consultoria para outros empreendedores na Esag Jr.– empresa júnior universitária ligada do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. E durante as consultorias, escolher a melhor localização para o negócio costumava ser parte importante do trabalho.

“Já havia empresas de geomarketing no mercado, inclusive prestando serviço terceirizado para a Esag Jr.”, explica Hermans. “Mas, ou o serviço era focado em grandes clientes (e muito caro), ou era barato, mas pouco efetivo, limitando-se, por exemplo, a indicar o bairro onde moravam clientes potenciais – só que eles nem sempre consomem na área onde moram”.



GPS preciso

Percebendo essa “dor” de muitos clientes atendidos pela Esag Jr., o estudante pensou em preencher essa lacuna, criando um serviço de geomarketing mais acurado e ao mesmo tempo acessível a pequenos negócios. “Contratamos uma empresa para buscar as melhores bases de dados, aproveitando a recente atualização do censo feito pelo IBGE”, conta o empreendedor.

Eles desenvolveram uma tecnologia própria para garimpar essas bases de dados, entregando ao cliente uma análise precisa de onde fica o melhor lugar para abrir a primeira ou uma nova unidade do negócio. E além de precisão, a Insight Blink promete rapidez, entregando num piscar de olhos – cinco dias úteis a contar da assinatura do contrato – o serviço completo.

Os primeiros passos foram como uma fornecedora terceirizada da própria Esag Jr., ajudando a empresa júnior a dar conta do volume de clientes que buscavam consultoria. Depois dessa fase, a Insight Blink passou ela própria a navegar pelo mapa do mercado, atendendo pequenos e médios negócios, principalmente nas áreas de saúde e tecnologia.

Você chegou a seu destino

“Nós trabalhamos com clientes que não podem se dar ao luxo de errar”, explica o COO. “São pequenas empresas que não têm muito capital para arriscar e que precisam encontrar o lugar onde há a maior chance de o negócio dar certo: é o empreendedor que está começando ou que já tem um negócio que deu certo na base da tentativa e erro e vê a hora de expandir”.

Além de acessível a pequenas e médias empresas, o geomarketing da Insight Blink tem um nível de detalhe que diferencia a startup dos concorrentes, deixando o empreendedor na porta – literalmente – do melhor local para abrir sua loja.  “Fizemos parceria com imobiliárias e indicamos até os imóveis ideais disponíveis na área escolhida para cada cliente”, diz Hermans.

A Insight Blink busca agora um passo além para captar clientes maiores – as franqueadoras. “Nesse caso é um serviço mais complexo e com abrangência maior, em todo o Brasil”, explica Hermans. “Vamos indicar os melhores locais para novos franqueados e avaliar a quantidade viável de lojas, assim como a distância entre elas, em determinada região, por exemplo”.

Rota de inovação

A Insight Blink se tornou uma candidata bem sucedida para programas de aceleração como o Jornada Startups. E recentemente, a empresa foi selecionada para a primeira turma do Projeto de Incubação de Negócios de Inovação da Esag Ventures, programa de apoio ao desenvolvimento de startups idealizadas por estudantes da Udesc Esag.

A Insight Blink é uma das startups residentes, pelo período de um ano, no novo espaço da Esag Ventures para incubação de empresas. Além de orientação, a empresa terá durante esse período acesso a um estrutura física com estações de trabalho, internet grátis, sala multimeios para reuniões e treinamentos, tudo dentro da própria universidade.

“É um apoio muito importante, não só por permitir um local onde podemos trabalhar com mais produtividade, como também pela troca com as outras startups incubadas”, afirma Hermans. “Estar em um ambiente com outros empreenderes acaba levando sempre à colaboração, propostas de parcerias e aprendizado uns com os outros”.

Vêm novas ideias por aí.

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • João Pedro Hermans (COO e estudante de Administração da Udesc Esag) e Luigi Remor Costa (engenheiro de sofware), da Insight Blink
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h