Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2019-18h41

Guia de boas práticas em fisioterapia na fibrose cística tem apoio da Udesc

Camila (à esq.) é autora de um dos cinco capítulos do guia - Foto: Divulgação
Foi lançada neste mês a Recomendação Brasileira de Fisioterapia na Fibrose Cística: um guia das boas práticas clínicas, elaborada por fisioterapeutas de diversas partes do País, com apoio da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) e do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC).

O desenvolvimento do guia, inédito no Brasil, contou com a participação de profissionais de destaque da área, dentre elas a professora Camila Santos Schivinski, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A docente é autora de um dos cinco capítulos e uma das organizadoras da obra.

A iniciativa também teve participação do professor Marlus Karsten, da Udesc Cefid, que é diretor Científico da Assobrafir e contribuiu para a finalização do projeto e sua publicação em um periódico de circulação nacional.

Divulgada como suplemento especial da Revista Assobrafir Ciência, a recomendação foi lançada durante o 7º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Fibrose Cística, realizado pelo Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística, entre 1º e 4 de maio, em Campinas, São Paulo.

Segundo a Assobrafir, o trabalho é "resultado da junção de profissionais que disponibilizaram seus conhecimentos para aprimorar colegas que estão em busca de atualização e aprendizado contínuo".

A publicação é composta por cinco partes:

  • Avaliação do paciente com Fibrose Cística, de autoria de Camila Schivinski.
  • Técnicas de remoção de secreção das vias aéreas, de autoria de Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro.
  • Terapia inalatória, de autoria de Evanirso Silva Aquino.
  • Exercício físico e sistema musculoesquelético: do lactente ao adulto, de autoria de Márcio Vinícius F. Donadio.
  • Exacerbação, complicações respiratórias e situações especiais na Fibrose Cística, de autoria de Bruna Ziegler.

Marco para a fisioterapia

Para o presidente da Assobrafir, o fisioterapeuta Flávio Maciel Dias de Andrade, o guia "é um marco para fisioterapia respiratória pediátrica brasileira, uma vez que servirá de base para instituição de protocolos fisioterapêuticos cientificamente embasados, seguros e resolutivos, que contribuirão para melhora da qualidade da assistência fisioterapêutica destinada a pacientes com fibrose cística".

Já a fundadora e presidente do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, destaca que, com a leitura do manual, os profissionais saberão exatamente como conduzir o tratamento fisioterapêutico de uma pessoa com fibrose cística (FC).

"Devemos contribuir para que o paciente entenda que ele se trata para viver, e não, necessariamente, deve viver para se tratar, e que ele pode e deve viver com qualidade, realizando sonhos e conquistando metas", afirma Verônica, que foi diagnosticada com a doença somente aos 23 anos de idade.  

Sobre a doença

A fibrose cística é uma doença genética, cuja principal característica é o acúmulo de secreções espessas nas vias condutoras de órgãos e sistemas, especialmente os pulmões.

Não existe cura, mas avanços recentes na área permitem que os pacientes vivam por mais tempo e com muito mais qualidade, sendo essenciais, para tanto, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento multidisciplinar. 

Núcleo de pesquisa e extensão

Docente do Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid, Camila é coordenadora do Núcleo de Fisioterapia Aplicada a Pneumologia Pediátrica (Nufipp), que é vinculado ao Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir) e ao programa de extensão Brincando de Respirar.

Camila e acadêmicas ligadas ao Nufipp participaram do 7º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Fibrose Cística. As pesquisadoras do núcleo tiveram nove trabalhos selecionados e dois premiados, dentre 250 trabalhos apresentados no evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Camila (à esq.) é autora de um dos cinco capítulos do guia
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.