Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/08/2024-18h27

Estudo da Udesc Cefid recruta mulheres na menopausa para fazer atividades físicas

O Centro de Ciências de Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu recrutamento de mulheres na menopausa que tenham de 40 a 59 anos e interesse em participar de exercícios físicos gratuitos em estudo do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf). As participantes também terão avaliações físicas e psicológicas. 

Além da faixa etária, as candidatas ao recrutamento precisam estar entre um e seis anos sem menstruar, assim como não fazer o uso de qualquer tipo de terapia de reposição hormonal.

O estudo faz parte da tese de doutorado da pesquisadora Julia Beatriz Bocchi Martins, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid (PPGCMH), sob orientação da professora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães

"Convido as mulheres que residem na Grande Florianópolis e região para participarem do projeto MenosPausa Mais Movimento, por uma vida ativa, com saúde e mais movimento. Durante o estudo, serão realizadas avaliações com objetivo de analisar os efeitos da prática de exercícios físicos nos aspectos físicos e psicológicos de mulheres na pós-menopausa", ressalta Julia.

Inscrições e início das atividades

Abertas até 30 de novembro, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail projetomenospausa@gmail.com e pelo WhatsApp da pesquisadora Julia Martins, no número (48) 99817-2748. Também é preciso preencher um questionário online.

Já as atividades começarão em 20 de janeiro e serão realizadas na Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e em duas instituições parceiras, nos bairros Estreito (Florianópolis) e Kobrasol (São José).

As atividades terão duração de 12 semanas e, após o término delas, todas as participantes do estudo poderão integrar o programa de extensão Ritmo e Movimento, que é conduzido pelo Laplaf, para continuar fazendo as atividades oferecidas pela Udesc Cefid.

Mais informações podem ser obtidas nos contatos da pesquisadora Julia e nos perfis do Laplaf e do MenosPausa Mais Movimento.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, WhatsApp e X (antigo Twitter).


Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.