Evento internacional que conta com mais de 6 mil participantes nacionais e internacionais está com inscrições para monitoria até 10 de maio
Inscrições podem ser feitas até 10 de maio.
Estudantes da Udesc podem se inscrever até sexta-feira, 10 de maio, para atuarem como monitores/as no Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 - Contra o fim do Mundo - Antifascismo, Anticolonialismo e Justiça Climática. O FG13 será realizado de 29 de julho a 02 de agosto, no campus da UFSC, em Florianópolis,e é promovido por meio de parceria entre o Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
De acordo com Litiane Barbosa Macedo, coordenadora da comissão de monitoria, essa atividade é “o coração do evento”, porque é fundamental para que ele aconteça.
“As atividades desenvolvidas pelos/as monitores/as têm muita relevância, porque eles e elas auxiliam e orientam os/as apresentadores/as, conferencistas e participantes a apresentarem seus trabalhos, a se movimentarem nos espaços do evento. Além disso, essa participação tem muito a agregar na carreira do/a estudante, porque traz uma experiência muito importante de troca e aprendizado”, disse ela.
Litiane ressalta que ao se inscrever na monitoria, o/a estudante ganha isenção da taxa de inscrição e pode participar de todo o evento, não apenas da organização. “Pode acessar todos os espaços e atividades, conhecer pessoas de outros lugares do país e do mundo, além de ativistas, pensadoras e intelectuais que são referência no campo dos Estudos de Gênero e de todas as áreas do conhecimento, porque gênero é uma área interdisciplinar”, acrescentou.
A estudante de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Mariana Portella foi monitora na última edição do Fazendo Gênero, que ocorreu em 2021, e já está ansiosa pela deste ano. Por voltar a ser presencial, depois da pandemia de Covid-19, ela acredita que será uma experiência ainda mais enriquecedora e interessante. “Foi muito legal participar como monitora, porque eu tive uma experiência completa, com muitas oportunidades e trocas. Além de acompanhar os STs, eu pude apresentar trabalho sem pagar inscrição e ganhei certificado. Este ano, como sou uma mulher negra, vou procurar acompanhar salas que discutam questões de raça, que tenham a ver com feminismo negro”, acrescentou.
Pré-requisitos para monitoria
Para ser monitor/a/e do Fazendo Gênero 13, os/as estudantes devem estar matriculados/as regularmente na Udesc. Após fazer a inscrição deverão frequentar as atividades referentes à formação e motivação de monitoras/es, que contará com encontros regulares (palestras, depoimentos e mostra de cinema) que serão promovidos pelo Instituto de Estudos de Gênero – IEGm, além de acompanhar a programação divulgada nos perfis oficias do evento no
Facebook,
Instagram e também no
site do Fazendo Gênero 13. Ainda, participar das reuniões de orientação específicas da monitoria geral e de cada categoria de monitoria a ser designada, que iniciarão ainda no primeiro semestre de 2024.
Inscrições
Para realizar o cadastro, é necessário acessar o
site do FG e clicar no campo "
área de inscrição". No portal o/a candidato/a deve selecionar a modalidade "
monitoria" e fornecer as informações solicitadas. Caso o interessado ou interessada já possua cadastro no sistema do site, o usuário deverá ir em "alterar modalidade de participação", na área pessoal. A organização do evento explica que a opção de alterar a modalidade de participação para inscrição na monitoria não cancela o cadastro anterior do/a participante. Aos estudantes que porventura já tenham se inscrito na chamada prévia de monitoria não precisam se inscrever nesta chamada.
Isenção de taxa e certificados
A participação na monitoria do evento garantirá a isenção da taxa de inscrição em qualquer outra modalidade do evento e será dada certificação para a soma de horas das atividades como monitora/e/or e como participante ouvinte do evento. Os certificados de participação na monitoria serão disponibilizados on-line após o término do evento, desde que a/e/o estudante tenha participação integral nas atividades para as quais foi selecionada/e/o, conforme sua disponibilidade.
Sobre o evento
O Fazendo Gênero é um evento internacional organizado pelo Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG-UFSC), realizado em parceria com a Udesc e o IFSC. Marcado para ocorrer entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2024, o tema da edição é “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”. O objetivo do FG13 é construir um ambiente interdisciplinar, unindo a academia, a arte e o ativismo acerca da questão de gênero.
O evento acontece desde 1994, e passou a assumir caráter internacional a partir do ano 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco do evento. Durante a semana do seminário, ocorrerão minicursos, mesas redondas, simpósios temáticos, atividades culturais, feiras e mostras. Atividades artísticas acontecerão na Udesc, que há anos é parceira do evento.
O evento será transmitido pela
TV UFSC.
Mais informações pelo e-mail
13fgcomissaomonitoria@gmail.com. Confira mais notícias do FG13
clicando aqui.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
*com informações da equipe de comunicação do FG13