A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Laboratório de Relações de Gênero e Família (
Labgef), do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), é parceira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na realização do
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.
A
programação do evento teve início no dia 19 e segue até 30 de julho totalmente online, e reúne pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem gênero, mulheres, feminismos e sexualidades.
O tema da 12ª edição é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos” e os debates giram em torno dos feminismos, das visibilidades das minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento.
A programação conta com conferências, mesas redondas, minicursos, oficinas, simpósios temáticos, rodas culturais de conversa, lançamentos de livros, revistas e materiais didáticos, exposições de arte e gênero, mostra fotográfica e audiovisual, transmitidas e disponibilizadas pelos
canais do Fazendo Gênero no Youtube.
Na tarde desta segunda-feira, 26, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc, professora Letícia Sequinatto, representou a universidade na conferência magna do evento com a escritora Conceição Evaristo, intitulada “Clamar no deserto: entre o poder falar e o poder de se fazer ouvir".
Clique para assistir.
Na manhã desta terça-feira, 27, a professora Sílvia Maria Fávero Arend, da Udesc Faed, integrou a mesa redonda “Infâncias, socialidades e desafios em contexto de pandemia e pós-pandemia”.
Clique para assistir.
Também nesta terça-feira, 27, a professora Gláucia de Oliveira Assis, da Udesc Faed, coordenou a mesa redonda sobre “Gênero, direitos humanos, migração e os impactos da pandemia de Covid-19”.
Clique para assistir.
A tarde, a partir das 16h30, a professora Marlene de Fáveri, docente aposentada da Udesc Faed, será a coordenadora da conferência "A perspectiva indígena para um outro mundo", que terá Sonia Guajajara como conferencista.
Clique para assistir.
O evento tem um caráter transnacional ao estabelecer laços entre os feminismos de diversos continentes e busca promover um espaço de interlocução, considerando os contextos diversos entre os diferentes campos do conhecimento, as suas expressões artísticas, e entre os movimentos sociais e a academia.
A programação completa e mais informações podem ser acessadas na página do seminário:
clique para acessar.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed*
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
*Com informações da Agecom da UFSC