Ação foi organizada por docentes e estudantes
do curso de Enfermagem - Foto: Divulgação
O
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou duas oficinas nesta semana voltadas a estudantes do curso de Enfermagem da instituição e a profissionais de saúde da rede municipal de Chapecó.
Promovida em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, a ação visou qualificar os participantes quanto ao tratamento de lesões de pele e quanto ao procedimento cirúrgico conhecido como estomia.
As atividades foram organizadas por docentes e acadêmicas da décima fase do curso de Enfermagem da Udesc Oeste.
Especialistas
As oficinas foram ministradas pelas enfermeiras Alexsandra Martins da Silva, que atua no ambulatório de lesões de Chapecó, e Daniela Mafioletti, que é assessora técnica e de treinamentos da empresa Convatec.
O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira, 10, e abordou os cuidados com a estomia, cirurgia realizada para construir um caminho alternativo de comunicação entre os órgãos do corpo humano, e as tecnologias atuais relacionadas ao procedimento.
O segundo encontro ocorreu nesta quinta-feira, 11, e abordou a avaliação e o tratamento de lesões de pele.
Qualificação
Segundo as organizadoras, os encontros foram importantes para promover a qualificação dos profissionais atuantes na rede de saúde e dos futuros profissionais de Enfermagem por meio de explanações e discussões de casos clínicos.
“Iniciativas como essa servem para estimular a integração ensino-serviço e a construção de conhecimentos coletivos refletindo na formação profissional e nas práticas de saúde”, afirmam as docentes envolvidas.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009