Mais de 700 estudantes da Udesc Esag participaram da iniciativa
desde 1993. Foto: Divulgação
Do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, teve origem a primeira empresa júnior (EJ) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Fundada em 1993, a
Esag Jr. já realizou mais de 1.000 consultorias em Administração para negócios de diferentes ramos de atuação, auxiliando as empresas na redução de custos, melhoria de gestão interna, planejamento de estratégias, aumento de produtividade, além de pesquisas e análises de mercado.
Ao longo dos 31 anos, mais de 700 acadêmicos de Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag integraram a iniciativa. Hoje a Esag Jr. está entre as 14 EJs ativas da Udesc, que conta com empreendimentos em áreas como Engenharias, Arquitetura, Urbanismo e Design, e Ciências Agrárias.
Acesse e saiba mais sobre as empresas juniores da universidade.
A missão de “alavancar o impacto de organizações por meio do empreendedorismo jovem e conexão com o ecossistema de inovação” tem desafiado os integrantes em projetos para e mpresas nacionais e internacionais, incluindo iFood, Velcro, Tramontina e Bankability. Os resultados mostram que a dedicação da equipe tem dado certo. Em 2022, a Esag Jr. foi reconhecida no Encontro Nacional das Empresas Júniores (Enej) como a 8ª empresa júnior de maior faturamento no país, conquistando, naquele ano, a marca de R$ 1,3 milhão.
Os valores recebidos são reinvestidos na estrutura da empresa e na formação empreendedora dos estudantes. Para o professor coordenador da EJ, Marco Antonio Seifriz, a participação na iniciativa tem reflexos positivos na carreira dos acadêmicos. “A experiência que eu tenho à frente como coordenador vem me revelando que os alunos tendem a desenvolver um senso colaborativo que gera uma capacidade muito grande de se articular em redes de relacionamento. Depois de formados, isso ajuda muito eles no mercado de trabalho”, afirma.
A avaliação do professor vai ao encontro da perspectiva partilhada pelos integrantes da empresa júnior. Pablo Costa Rodrigues, estudante de Administração da Udesc Esag e gerente de relacionamento institucional da Esag Jr., destaca que a iniciativa possibilita uma visão completa do mercado. “O tempo na Esag Jr. é o investimento mais certo que eu poderia fazer. Vejo que, por ela ter todas as necessidades possíveis de uma empresa junto com uma jornada de formação de liderança, ela agrega muito”, comenta o acadêmico.
Uma das experiências vivenciadas por Pablo na Esag Jr. foi a coordenação da
Level One, feira de carreiras realizada em agosto, em Florianópolis. Conforme a EJ, cerca de 800 pessoas acompanharam as palestras,
workshops e atividades promovidas nos dois dias de evento. “Foi o maior ponto de desenvolvimento que eu tive, a maior entrega que eu pude fazer e o maior impacto que a empresa fez nos últimos anos para o ecossistema catarinense”, comenta o jovem.
A participação dos estudantes nos projetos e eventos é organizada em áreas. Dentro da consultoria, os integrantes podem atuar com finanças; gestão de pessoas; novos negócios, voltado ao desenvolvimento de inovações; e mercado, que inclui os setores de marketing e comercial.
“Eu acho que qualquer atividade que faça o aluno sair das quatro paredes confortáveis de uma sala de aula, colocando ele em contato direto com o que está rolando lá fora no mercado, essa união de teoria com prática, acaba fortalecendo muito o portfólio do aluno. Ele já sai com alguma experiência de como funciona de fato uma organização”, complementa o professor Marco.
Para que os discentes possam aproveitar todo o potencial das EJs, no entanto, o docente salienta a importância de a universidade colaborar para o desenvolvimento das iniciativas. “O papel da universidade tem que ser legitimar, dar a importância. Revestir a empresa júnior como um instrumento oficial, instrumento notório do complexo de aprendizagem da Udesc”, destaca.
Pablo também avalia que nem sempre os estudantes têm disponibilidade para participar das empresas juniores, pois precisam se dedicar a estágios e outras atividades remuneradas no contraturno (a participação nas EJs atualmente é voluntária). Na opinião do gerente de relacionamento, a oferta de bolsas poderia contribuir para o envolvimento de mais alunos – uma medida que já vem sendo estudada pela pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc.
O desejo da Esag Jr. para o futuro é seguir inovando, atenta às transformações da sociedade e do mercado. Dentre as mais recentes mudanças implementadas pelo time estão o Comitê de Inclusão e Governança Corporativa, que busca promover um ambiente de trabalho diversificado, inclusivo e equitativo. Outra novidade é o grupo focal D.I.V.A. (Diversidade, Inclusão, Voz e Ação), que busca estimular conexões, diálogo e ação colaborativa. Em dezembro de 2023, o D.I. V.A. promoveu uma rifa para arrecadação de recursos para uma comunidade de Florianópolis e, no primeiro semestre de 2024, organizou um mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses.
Quer saber mais sobre a Esag Jr.? Acesse o site
www.esagjr.com.br e o Instagram
@esagjrconsultoria
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934