Udesc é 6° em ranking de empreendedorismo e inovação entre universidades estaduais
iDealize do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das 14
EJs da Udesc. Foto: Divulgação
Você sabe o que é uma Empresa Júnior (EJ), ou conhece alguma? Pensando nisso, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) preparou uma série especial de matérias para apresentar as iniciativas da universidade. Os conteúdos da série “EJs da Udesc” serão publicados semanalmente, a partir de quinta-feira, 29 de agosto.
Conforme a lei brasileira, as empresas juniores são associações civis geridas por estudantes e orientadas por professores, com o objetivo de desenvolver projetos e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos universitários.
Legalmente, as empresas juniores são reconhecidas como pessoas jurídicas, enquadradas no terceiro setor da economia, vinculado à prestação de serviços de utilidade pública, sem ter como finalidade o lucro, mesmo apresentando-o em muitos casos. As EJs possuem estatutos e regimentos próprios e, apesar de serem sediadas nas instituições de Ensino, têm responsabilidades tributárias correspondentes a associações sem fins lucrativos.
As iniciativas combinam inovação, experiência profissional e aprendizado acadêmico com o objetivo de criar as condições e um ambiente favorável à integração entre teoria e prática. As EJs possibilitam ainda o exercício do empreendedorismo pelos acadêmicos nas diversas áreas do saber e colaboram para uma formação de excelência, ética, social e ambientalmente responsável, com resultados que impactam toda a comunidade.
No Brasil, a primeira EJ surgiu em 1988, em São Paulo. Poucos anos depois, em 1993, foi fundada a Esag Jr., primeira empresa júnior da Udesc. De lá para cá, a instituição vem ampliando a sua atuação no segmento, contando hoje com 14 EJs ativas, espalhadas por nove Centros de Ensino da instituição.
As ações na área renderam à Udesc a sexta posição entre as universidades estaduais brasileiras no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), desenvolvido em 2021 pela
Brasil Júnior, confederação que representa as empresas juniores no país. Lançado oficialmente em 8 de dezembro de 2021, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o ranking avalia iniciativas em 126 Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como critérios cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.
Segundo a Brasil Júnior, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) impactou mais de R$ 87 milhões na economia brasileira desde 2010. Hoje, o MEJ contempla cerca de 1.600 EJs em mais de 360 IES de todo o país, contando com a colaboração de 32 mil universitários.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Rodrigo Terezo, o papel da empresa júnior na universidade está ligado ao desenvolvimento empresarial, administrativo, comportamental, e social dos alunos, bem como à divulgação das novidades e inovações produzidas internamente. “As empresas juniores colocam para a sociedade produtos e serviços diferenciados que não se encontram normalmente no comércio, na sociedade como um todo”, afirma.
Como uma das instituições pioneiras na implantação e no desenvolvimento de empresas juniores, a Udesc possui diversas iniciativas de destaque nacional, que agregam a o desenvolvimento acadêmico e profissional dos universitários, além de movimentar o mercado catarinense e brasileiro.
Confira a lista de EJs no final da notícia.
Resultados positivos na vida dos estudantes
A vivência nas EJs possibilita que os jovens conheçam o mercado de trabalho ainda durante a graduação, adquirindo experiência por meio da prática empreendedora. Os universitários desenvolvem habilidades profissionais e trabalham conceitos essenciais, como o trabalho em equipe.
A estudante de Moda da Udesc Ceart e atual diretora de Mercado da Inventório, Júlia Possenti, salienta que a participação na empresa colaborou com o desenvolvimento de
soft e
hard skills, além de contribuir para a construção de carreira. “Pude ter contato aproximado com o mercado sênior, me gerando muitas oportunidades de trabalho e de networking”, destaca.
Já a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna e ex-presidenta da iDealize Jr., Elisa Santos Bossei, avalia que a empresa júnior permite viver a realidade das empresas tradicionais, mas com o diferencial de que os integrantes crescem e aprendem juntos. “É uma vivência muito além do que apenas os cursos podem nos dar. Acredito que a maturidade e visão que possuo hoje é, em grande parte, resultado da minha experiência no movimento empresa Júnior”, complementa.
Conforme os estudantes, o impacto da participação nas EJs se estende para além do ambiente profissional e acadêmico. Elisa pontua que pôde criar laços com pessoas de diferentes realidades. Ao mesmo tempo, para a estudante de Engenharia de Produção e Sistemas e vice-presidente da Smart Jr., Marcela Godoy, participar da empresa foi uma “virada de chave”. “Aprendi a me portar diante de empresas seniores, trabalhei minha timidez e aprendi a me tornar uma liderança”, compartilha.
2° Encontro de Empresas Juniores da Udesc
A Udesc realiza em 28 agosto o 2° Encontro das Empresas Juniores da universidade (Eejudesc). Promovido pela
pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o evento reúne 11 empresas juniores de oito Centros de Ensino da universidade.
O encontro ocorre das 9h às 18h no auditório do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no bairro Itacorubi, em Florianópolis, e tem como objetivo promover trocas de experiências e fomentar a cultura empreendedora entre os alunos.
As inscrições para o Eejudesc são gratuitas e podem ser realizadas por estudantes, servidores e membros da comunidade em geral por meio do Sympla, no
link.
Confira a
programação completa do 2° Eejudesc.
EJs da universidade
Udesc Alto Vale, Ibirama:
Udesc Balneário Camboriú:
Udesc Ceart , Florianópolis:
Udesc Cefid, Florianópolis:
Udesc Esag, Florianópolis:
Udesc Joinville:
Udesc Lages:
Udesc Laguna :
Udesc Oeste, Chapecó e Pinhalzinho:
Assessoria de Comunicação da Udesc
Tássia Becker Alexandre e Vinícius Graton*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
*estagiário de Jornalismo, sob a supervisão de Heloíse Guesser