Desastre ocorreu em Presidente Getúlio, Ibirama e
Rio do Sul em dezembro de 2020 - Foto: Divulgação
Quatro engenheiros sanitaristas que se formaram pelo
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram dos estudos e da elaboração do relatório técnico sobre o desastre natural que ocorreu na região de Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul em dezembro do ano passado.
Confira o documento.
O documento foi desenvolvido e publicado pelo Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (Gpden), do
Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Bruno Henrique Abatti, Guilherme Censi, Leonardo Rodolfo Paul e Heron Schwarz, todos egressos da Udesc Alto Vale, trabalharam com outros pesquisadores sob coordenação dos professores Gean Paulo Michel e Masato Kobiyama, integrantes do IPH/UFRGS. Gean Paulo Michel lecionou na Udesc Alto Vale em 2016.
Desastre de caráter geológico e hidrológico
O relatório destaca que, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), o evento ocorrido nos três municípios envolve desastres naturais de caráter geológico e hidrológico, descritos respectivamente por movimentos de massa e enxurradas (inundações bruscas).
O documento também aponta que o desastre foi desencadeado por uma precipitação intensa ocorrida durante o final da noite e início da madrugada, entre 16 e 17 de dezembro, que foi precedida por outras precipitações de menor intensidade na semana anterior.
O estudo conclui que a região do Vale do Itajaí, como outras regiões montanhosas, apresenta inúmeras áreas com similar propensão aos fenômenos naturais e desastres ocorridos, sendo necessário o mapeamento desses locais e a incorporação dessas informações nos planos de governo para prevenção de novos desastres.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010