Espetáculo “O Soldado, a Tigresa e uma Outra História” é fruto de uma pesquisa de doutorado realizado na universidade
[ATENÇÃO: Horário antecipado para 18h]. Resultado de uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o espetáculo teatral “O Soldado, a Tigresa e uma Outra História”, ocorre na quarta-feira, 12, às 18h. A mostra conta a história de guerra do bisavô do ator e doutorando Douglas Kodi Seto Takeguma.
Aberta ao público e gratuita, a apresentação será no Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da universidade. É necessário chegar com trinta minutos de antecedência para retirada dos ingressos.
A peça aborda uma vertente contemporânea do teatro italiano, que teve início no século 16, e perdurou até o século 18, a Commedia dell'arte, além de fortes influências do teatro de narrador e da cultura nipônica. Essas temáticas fazem parte de sua pesquisa de doutorado, intitulada “A Commedia dell'arte e seus duplos: Uma revisão no território da encruzilhada”, sob orientação do professor Paulo Balardim.
Segundo o acadêmico, a montagem do espetáculo surge da terceira parte de sua pesquisa e reflete “na visão prática da Commedia dell'arte como forma teatral italiana, que emerge completamente do corpo do ator e de suas práticas, desde elementos como a escrita do texto, até como a vida pessoal se envolve com a própria cena no jogo de teatralidade”. Douglas defende sua tese dois dias depois do espetáculo, na quarta-feira, 14, às 9h.
O doutorando tem mestrado pela Udesc e graduação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além de ator, diretor e dramaturgo, fez parte do Grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) e é cofundador do Teatro do Alvorecer (Maringá-PR).
Sobre a peça
Douglas Takeguma conta que a peça “O Soldado e a Tigresa e uma Outra História” retrata a história do bisavô e de seu sonho de ir para a guerra. “Um soldado japonês que embarca no navio Ashigarô, em alto mar enfrenta uma batalha violenta e leva um tiro na perna. Com companheiros e um bote salva-vidas, fogem da batalha, até desembarcar em terras desconhecidas. Lá ele é abandonado e segue sozinho até encontrar abrigo em uma caverna. Acontece que essa caverna era habitada por uma tigresa e seu filhote. Meu bisavô morou nessa caverna e, virou amigo dos animais. Depois dessa longa jornada, ele volta para casa com a ajuda de um novo amigo, mas essa é uma outra história”, afirma o doutorando.
Serviço
O quê: Espetáculo “O Soldado, a Tigresa e uma Outra História”.
Quando: 12 de julho, às 18h.
Onde: Espaço 1, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Quanto: gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
Notícia atualizada em 11/07/2023, às 17h55.