Udesc suspendeu atividades acadêmicas e expediente
há mais de dez dias - Foto: Roberto Böell Vaz/Cepo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comunica que as atividades acadêmicas presenciais e a distância da instituição, assim como o expediente dos centros de ensino e da Reitoria, seguirão suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Na tarde deste domingo, 29, o Governo do Estado decretou que a quarentena em todo o território estadual será estendida até 7 de abril. Com isso, o expediente presencial na Udesc segue suspenso até essa data pelo menos, com priorização do
teletrabalho. Já as aulas permanecerão suspensas por, pelo menos, 30 dias, com contagem a partir de 17 de março.
Simultaneamente, a Udesc está trabalhando em
ações de combate à doença em todas as regiões de Santa Catarina. São projetos envolvendo alunos, professores e técnicos.
A universidade também
suspendeu os prazos de quase todos os editais vigentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A medida atingiu também o edital e as inscrições do
Vestibular de Inverno 2020 da Udesc.
A Udesc liberou o acesso de mais de
20 aplicativos do pacote Office 365 a estudantes, técnicos e professores para facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica nesse período.
Reposição de aulas
Foi criado um grupo de trabalho pela atual gestão e pela próxima gestão, que tomará posse em 8 de abril, para estudar e avaliar as possibilidades de reposição das aulas na graduação e na pós-graduação.
Isso inclui um estudo para verificar como a utilização da modalidade EAD pode ou não contribuir nesse processo nos cursos presenciais, diante de possíveis ajustes que deverão ocorrer no calendário acadêmico.
O grupo é presidido pelo professor Nério Amboni, futuro pró-reitor de Ensino, e tem como vice-presidente a professora Letícia Sequinato, futura pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Mudanças em ensino, pesquisa e extensão
Confira algumas das mudanças no funcionamento da universidade:
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Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
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Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
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Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
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Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado;
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Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas;
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Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGPe e o coordenador aprovar ad referendum e, posteriormente, realizar a justificativa na platafora Sucupira;
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Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 - Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, até metade de abril, à etapa de planejamento;
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Cultura: o edital Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência;
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Eventos e esportes: ficam suspensos, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente estão cancelados, por tempo indeterminado. As atividades esportivos e o uso das academias sediadas na Udesc estão indefinidamente suspensos.
Perguntas e respostas
1 - As aulas da Udesc estão suspensas por quanto tempo?
As aulas (presenciais e a distância) da Udesc estão suspensas por, pelo menos, 30 dias, desde 17 de março. A previsão é de que, até o fim desse prazo, já estejam definidos os procedimentos para reposição das aulas, tanto da graduação como da pós-graduação.
2 - Como ficam os estudantes com a suspensão das aulas?
Todas as aulas serão repostas, mas isso não ocorrerá até o fim dos 30 dias. Um grupo de trabalho está planejando as maneiras de como será feita essa reposição.
3 - Durante a paralisação das aulas, os estudantes terão ou não aulas EAD?
Não. Todas as atividades acadêmicas, incluindo na modalidade a distância, estão suspensas.
4 - Até quando o atendimento presencial da Udesc estará suspenso?
Por mais sete dias, pelo menos, até terça-feira, 7.
5 - Até a volta do atendimento presencial, os setores da universidade atenderão remotamente?
Sim. Os servidores estão trabalhando remotamente, seguindo resolução da Reitoria. A comunidade interna e a comunidade externa podem entrar em contato por meio dos e-mails disponíveis no site
www.udesc.br. Outras dúvidas podem ser enviadas para o e-mail
reitor@udesc.br.
6 - Por quanto tempo os servidores poderão trabalhar remotamente?
O regime de teletrabalho ficará instalado enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.
7 - Sou bolsista. Receberei nestes dias de suspensão do expediente?
Sim, os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos.
8 - Como ficam os editais já lançados pela Udesc, como o Prome?
A Udesc decidiu suspender quase todos os seus editais que estejam em fase de inscrição ou em etapas posteriores, como o Prome, o processo seletivo para professores substitutos e os de transferência interna e externa. Consulte o site
www.udesc.br para ver a relação completa.
9 - Como fica a inscrição para o Prafe?
A inscrição para o Prafe foi prorrogada até 31 de março, por e-mail. No site
www.udesc.br, você encontra a relação dos endereços eletrônicos.
10 - Sou estudante da Udesc e estou em mobilidade fora do País. O que faço?
Alunos da Udesc em mobilidade fora do País deverão entrar em contato com a chefia de departamento ou com a secretaria de Ensino de Graduação para escolher entre duas alternativas:
1) Permanecer em mobilidade para concluir o semestre de 2020/1 junto à instituição de ensino superior que o recebeu enquanto estudante em mobilidade, independentemente de o aluno estar no exterior ou no Brasil.
O aluno poderá verificar, junto à instituição da mobilidade que tem vínculo, a possibilidade de realizar estudo a distância, ou seja, se está formalmente acordada essa atividade de aulas. Lembramos que o aluno de graduação poderá permanecer, no máximo, três semestres letivos em mobilidade durante seu curso.
2) O aluno que cancelar o vínculo com a instituição que o recebeu em mobilidade e desejar sair dessa condição (no período em que as aulas foram suspensas na Udesc) poderá escolher por uma das opções, a seguir, desde que não mantenha matrícula simultânea na instituição onde realizava mobilidade:
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Opção 1: realizar matrícula em disciplinas onde houver vagas, em caráter excepcional, devido à pandemia, desde que consiga manter os 75% de frequência. A matrícula deverá ser feita junto à secretaria de Ensino de Graduação docentro em data a ser divulgada posteriormente no retorno das atividades acadêmicas. Para verificar a frequência de 75%, serão contabilizadas as faltas nas disciplinas de 17 de fevereiro a 16 de março, período anterior à suspensão das aulas;
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Opção 2: efetuar o trancamento da matrícula na Udesc referente a 2020/1 e, nesse caso, o semestre não contará no cálculo da integralização;
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Opção 3: realizar a manutenção do vínculo com a Udesc, sem matrícula em disciplina de acordo com a Resolução nº 005/2014 do Consepe.
11 - Sou estudante de pós-graduação e preciso fazer minha defesa. O que faço?
As bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento.
12 - Como ficam os treinamentos e eventos esportivos da Udesc?
Fica suspenso, por tempo indeterminado, o calendário de treinamentos e eventos esportivos organizados pela Udesc, assim como a participação em eventos esportivos externos. As academias também estão fechadas.
13 - Como funcionarão as bibliotecas?
Bibliotecas setoriais estão fechadas por tempo indeterminado, e devoluções foram renovadas para 13 de abril.
14 - E os restaurantes dos campi estão funcionando?
Os restaurantes estão fechados por tempo indeterminado. Mudanças quanto à reabertura serão noticiadas.
15 - Como ficam as atividades extensionistas?
A execução das ações extensionistas está suspensa. Cabe aos coordenadores comunicar ao público externo envolvido com a ação a suspensão temporária. Assim, os afazeres estão restritos à fase de planejamento das atividades, portanto, de readequação do conteúdo após a divulgação da classificação final do último edital. As mudanças deverão ser informadas apenas no relatório final de atividades.
A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site
www.saude.sc.gov.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010