Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/03/2020-20h38

Coronavírus: atividades acadêmicas e expediente da Udesc seguem suspensos

Udesc suspendeu atividades acadêmicas e expediente há mais de dez dias - Foto: Roberto Böell Vaz/Cepo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comunica que as atividades acadêmicas presenciais e a distância da instituição, assim como o expediente dos centros de ensino e da Reitoria, seguirão suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Na tarde deste domingo, 29, o Governo do Estado decretou que a quarentena em todo o território estadual será estendida até 7 de abril. Com isso, o expediente presencial na Udesc segue suspenso até essa data pelo menos, com priorização do teletrabalho. Já as aulas permanecerão suspensas por, pelo menos, 30 dias, com contagem a partir de 17 de março.

Simultaneamente, a Udesc está trabalhando em ações de combate à doença em todas as regiões de Santa Catarina. São projetos envolvendo alunos, professores e técnicos.

A universidade também suspendeu os prazos de quase todos os editais vigentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A medida atingiu também o edital e as inscrições do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc

A Udesc liberou o acesso de mais de 20 aplicativos do pacote Office 365 a estudantes, técnicos e professores para facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica nesse período.

Reposição de aulas

Foi criado um grupo de trabalho pela atual gestão e pela próxima gestão, que tomará posse em 8 de abril, para estudar e avaliar as possibilidades de reposição das aulas na graduação e na pós-graduação.

Isso inclui um estudo para verificar como a utilização da modalidade EAD pode ou não contribuir nesse processo nos cursos presenciais, diante de possíveis ajustes que deverão ocorrer no calendário acadêmico.

O grupo é presidido pelo professor Nério Amboni, futuro pró-reitor de Ensino, e tem como vice-presidente a professora Letícia Sequinato, futura pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mudanças em ensino, pesquisa e extensão

Confira algumas das mudanças no funcionamento da universidade:

  • Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
  • Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
  • Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
  • Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado;
  • Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas;
  • Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGPe e o coordenador aprovar ad referendum e, posteriormente, realizar a justificativa na platafora Sucupira;
  • Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 - Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, até metade de abril, à etapa de planejamento;
  • Cultura: o edital Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência;
  • Eventos e esportes: ficam suspensos, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente estão cancelados, por tempo indeterminado. As atividades esportivos e o uso das academias sediadas na Udesc estão indefinidamente suspensos.
Perguntas e respostas

1 - As aulas da Udesc estão suspensas por quanto tempo?

As aulas (presenciais e a distância) da Udesc estão suspensas por, pelo menos, 30 dias, desde 17 de março. A previsão é de que, até o fim desse prazo, já estejam definidos os procedimentos para reposição das aulas, tanto da graduação como da pós-graduação.

2 - Como ficam os estudantes com a suspensão das aulas?

Todas as aulas serão repostas, mas isso não ocorrerá até o fim dos 30 dias. Um grupo de trabalho está planejando as maneiras de como será feita essa reposição.

3 - Durante a paralisação das aulas, os estudantes terão ou não aulas EAD?

Não. Todas as atividades acadêmicas, incluindo na modalidade a distância, estão suspensas.

4 - Até quando o atendimento presencial da Udesc estará suspenso?

Por mais sete dias, pelo menos, até terça-feira, 7.

5 - Até a volta do atendimento presencial, os setores da universidade atenderão remotamente?

Sim. Os servidores estão trabalhando remotamente, seguindo resolução da Reitoria. A comunidade interna e a comunidade externa podem entrar em contato por meio dos e-mails disponíveis no site www.udesc.br. Outras dúvidas podem ser enviadas para o e-mail reitor@udesc.br.

6 - Por quanto tempo os servidores poderão trabalhar remotamente?

O regime de teletrabalho ficará instalado enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.

7 - Sou bolsista. Receberei nestes dias de suspensão do expediente?

Sim, os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos.

8 - Como ficam os editais já lançados pela Udesc, como o Prome?

A Udesc decidiu suspender quase todos os seus editais que estejam em fase de inscrição ou em etapas posteriores, como o Prome, o processo seletivo para professores substitutos e os de transferência interna e externa. Consulte o site www.udesc.br para ver a relação completa.

9 - Como fica a inscrição para o Prafe?

A inscrição para o Prafe foi prorrogada até 31 de março, por e-mail. No site www.udesc.br, você encontra a relação dos endereços eletrônicos.

10 - Sou estudante da Udesc e estou em mobilidade fora do País. O que faço?

Alunos da Udesc em mobilidade fora do País deverão entrar em contato com a chefia de departamento ou com a secretaria de Ensino de Graduação para escolher entre duas alternativas:

1) Permanecer em mobilidade para concluir o semestre de 2020/1 junto à instituição de ensino superior que o recebeu enquanto estudante em mobilidade, independentemente de o aluno estar no exterior ou no Brasil.

O aluno poderá verificar, junto à instituição da mobilidade que tem vínculo, a possibilidade de realizar estudo a distância, ou seja, se está formalmente  acordada essa atividade de aulas. Lembramos que o aluno de graduação poderá permanecer, no máximo, três semestres letivos em mobilidade durante seu curso.

2) O aluno que cancelar o vínculo com a instituição que o recebeu em mobilidade e desejar sair dessa condição (no período em que as aulas foram suspensas na Udesc) poderá escolher por uma das opções, a seguir, desde que não mantenha matrícula simultânea na instituição onde realizava mobilidade:

  • Opção 1: realizar matrícula em disciplinas onde houver vagas, em caráter excepcional, devido à pandemia, desde que consiga manter os 75% de frequência. A matrícula deverá ser feita junto à secretaria de Ensino de Graduação docentro em data a ser divulgada posteriormente no retorno das atividades acadêmicas. Para verificar a frequência de 75%, serão contabilizadas as faltas nas disciplinas de 17 de fevereiro a 16 de março, período anterior à suspensão das aulas;
  • Opção 2: efetuar o trancamento da matrícula na Udesc referente a 2020/1 e, nesse caso, o semestre não contará no cálculo da integralização;
  • Opção 3: realizar a manutenção do vínculo com a Udesc, sem matrícula em disciplina de acordo com a Resolução nº 005/2014 do Consepe.

11 - Sou estudante de pós-graduação e preciso fazer minha defesa. O que faço?

As bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento.

12 - Como ficam os treinamentos e eventos esportivos da Udesc?

Fica suspenso, por tempo indeterminado, o calendário de treinamentos e eventos esportivos organizados pela Udesc, assim como a participação em eventos esportivos externos. As academias também estão fechadas.

13 - Como funcionarão as bibliotecas?

Bibliotecas setoriais estão fechadas por tempo indeterminado, e devoluções foram renovadas para 13 de abril.

14 - E os restaurantes dos campi estão funcionando?

Os restaurantes estão fechados por tempo indeterminado. Mudanças quanto à reabertura serão noticiadas.

15 - Como ficam as atividades extensionistas?

A execução das ações extensionistas está suspensa. Cabe aos coordenadores comunicar ao público externo envolvido com a ação a suspensão temporária. Assim, os afazeres estão restritos à fase de planejamento das atividades, portanto, de readequação do conteúdo após a divulgação da classificação final do último edital. As mudanças deverão ser informadas apenas no relatório final de atividades.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.