Servidores da Udesc estão orientados a trabalhar de
forma remota a partir de quarta - Foto: Jonas Pôrto
Em função da publicação do
Decreto Estadual nº 515, publicado na noite desta terça-feira, 17, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu suspender o expediente em todas as unidades a partir desta quarta-feira, 18, por sete dias, em virtude do avanço do contágio do novo coronavírus.
A medida é direcionada a professores, técnicos, alunos, bolsistas, estagiários e terceirizados em todos os setores administrativos e acadêmicos. A orientação é que as chefias imediatas dos setores contribuam para comunicar os servidores, alunos e demais colaboradores a ficarem em casa nesse período.
O decreto do Governo de SC implica nas seguintes suspensões pelos próximos sete dias:
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a circulação do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros;
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atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;
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atividades e serviços públicos não essenciais, no âmbito municipal, estadual e federal;
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a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica;
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eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos ficam suspensos em todo o território catarinense por 30 dias;
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as indústrias deverão operar na sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário.
Com o decreto, academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, entre outras medidas, a partir desta quarta-feira. Farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água.
Servidores devem aderir ao teletrabalho
A Udesc também publicou nesta terça-feira, 17, uma resolução que institui em caráter temporário, excepcional e emergencial o teletrabalho e a flexibilização da jornada de trabalho a todos os servidores. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus por conta da interação social das pessoas em ambiente de trabalho. A resolução foi aprovada "ad referendum" pelo reitor, Marcus Tomasi, e passar a valer a partir desta quarta-feira.
A íntegra da resolução encontra-se disponível no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (Sgpe), com o número 8.523/2020. O teletrabalho é a modalidade de prestação da jornada laboral em que o servidor executa parte ou a totalidade das suas atribuições externamente.
Segundo a resolução, a realização do trabalho remoto será autorizada pela chefia imediata do servidor e deverá considerar a continuidade regular das atividades de cada área. A medida que prevê também a presença de ao menos um servidor presencial em cada setor, em regime de revezamento, sempre que couber, será desconsiderada durante os sete dias do Decreto Estadual.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) elaborou
orientações para servidores acerca do teletrabalho, principalmente, para àqueles que precisam acessar sistemas de gestão internos da universidade e do Governo do Estado.
Nesta terça-feira, a Udesc já havia suspendido o atendimento ao público externo, em conformidade com as novas medidas definidas pelo Governo do Estado para contenção do contágio pelo novo coronavírus.
Todas as atividades acadêmicas (aulas de graduação e pós-graduação, incluindo na modalidade a distância), também estão suspensas. O funcionamento dos restaurantes, bibliotecas e academias universitárias também está suspenso.
Durante o período de suspensão, a instituição seguirá informando diariamente as comunidades acadêmica e externa sobre medidas em decorrência da doença. Dúvidas e solicitações poderão ser enviadas ao e-mail
reitor@udesc.br.
Mudanças no ensino, pesquisa e extensão
Na tarde desta terça-feira, pró-reitores, diretores de centros e membros da próxima gestão da universidade estiveram reunidos para revisar orientações acerca do ensino na Udesc durante o período. Confira algumas decisões tomadas na reunião:
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Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
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Os centros de ensino deverão disponibilizar formas de contato para a comunidade interna e externa;
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Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
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Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
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Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado.
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Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas.
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Mobilidade: alunos da Udesc em mobilidade fora do País que desejarem retornar ao Brasil, no período de suspensão das aulas, terão suas matrículas asseguradas. No caso de retorno, o aluno deverá entrar em contato com a chefia de departamento/secretaria de Ensino de Graduação.
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Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGPe e o coordenador aprovar ad referendum e, posteriormente, realizar a justificativa na platafora Sucupira.
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Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 - Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, nos próximos 30 dias, à etapa de planejamento.
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Cultura: o edital Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência.
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Eventos e esportes: ficam suspensos, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente estão cancelados, por tempo indeterminado. As atividades esportivos e o uso das academias sediadas na Udesc estão indefinidamente suspensos.
A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site
www.saude.sc.gov.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010