Fernanda Simões, estudante de Administração da Udesc Esag, e
Carolina Isoppo, sócias da startup - Foto: Divulgação/Novva
Fernanda Simões, então estudante de Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), não achava um lugar confiável para comprar produtos ecologicamente corretos – biodegradáveis, com pouco ou nenhum plástico na composição. “Encontrava um aqui, outro ali, mas faltava um site especializado nisso e também uma curadoria, uma garantia de que o produto é aquilo que promete”, conta. “Então pensei: se não existe, vou criar”.
Foi assim que nasceu o Mercado Novva, primeiro marketplace lixo zero do Brasil. Fernanda criou a startup em 2020 e hoje tem como sócia outra estudante: Carolina Isoppo, aluna de Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A fundadora continua estudando na Udesc, mas trocou o curso de Economia pelo de Administração Empresarial, buscando uma formação mais direcionada para a gestão da empresa.
A ideia deu certo e o Mercado Novva permanece como o único site de vendas no Brasil que, além de vender exclusivamente produtos lixo zero, garante que o consumidor está fazendo uma compra verde. “Nossa equipe faz uma análise tanto do background do vendedor que quer se cadastrar quanto do produto em si”, explica Fernanda. “O fornecedor também assina um contrato garantindo o atendimento dos pré-requisitos para estar na plataforma”.
Marca própria
Um dos sucessos atuais é resultado de uma parceria com a Simple Organic, marca criada também em Florianópolis por Patrícia Lima e que aposta numa linha de produtos de higiene e beleza “limpos“ (naturais, sustentáveis e eficazes). Trata-se de um kit com as pastilhas Taste (um substituto da Simple Organic ao creme dental convencional) e as escovas de dentes de bambu Novva. O kit é vendido em collab, nos sites das duas empresas.
E o Mercado Novva segue expandindo sua área de atuação, com itens disponíveis até nas gôndolas de supermercado. A curadoria de produtos sustentáveis de saúde e beleza e artigos de cozinha, com vendas pelo site e entregas em todo o país, continua sendo seu diferencial. Mas a startup vem ampliando sua linha de produtos com marca própria, vendidos também em lojas físicas de empresas de varejo parceiras.
Os produtos da marca Novva já são encontrados em grandes redes de farmácias como Droga Raia, Drogasil, Panvel e Vegan Pharma. Também podem ser comprados em supermercados (Hippo) e lojas de varejo mais especializadas (Divina Terra, Cia da Saúde e Armazém Fit Store). “Nossa linha de produtos com a Marca Novva tem dado muito certo”, comemora Fernanda.
Esag Ventures
Pouco depois de criar a startup, Fernanda inscreveu o Mercado Novva na Esag Ventures, aceleradora de ideias de negócios da Udesc, um programa ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – mesma unidade da Udesc onde ela estuda Administração. “Mudou totalmente o rumo da empresa”, afirma. “Sem a mentoria na aceleração, não teríamos migrado para o modelo de negócios de marketplace”.
Fernanda acredita que a Esag Ventures é uma oportunidade valiosa para os estudantes. “Ter na universidade um programa que te tira da teoria e te apresenta completamente a prática do empreendedorismo é um privilégio enorme”, enfatiza. “Penso que qualquer aluno com vontade de empreender que não participa da Esag Ventures está deixando passar uma ótima oportunidade de crescimento e aprendizado”.
O Mercado Novva também estará no estande da Esag Ventures no Startup Summit 2023, de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.