Julia Locks, Martha Rodrigues e Thiago de Aquino, sócios da Guapeco,
com o Paçoca - Foto: Divulgação/Guapeco.
Nós já nos acostumamos a vê-los em todo lugar: nas ruas, nos shoppings, em restaurantes. Se, ao passear no parque, você parece ver cãezinhos para todo lado, não é só impressão. Nas áreas urbanas das cidades brasileiras, já há mais pets que crianças, de acordo com pesquisa do Instituto Pet Brasil feita em 2020 com dados do IBGE. Isso pode ajudar a explicar o sucesso de uma startup como a Guapeco.
Nascida em Florianópolis, em 2021, a Guapeco oferece planos de saúde para animais de estimação (principalmente cães e gatos, mas também outros, como aves e roedores) e aposta na tecnologia para facilitar a vida do cliente e turbinar as vendas. A contratação é feita inteiramente pelo site, onde é possível até agendar atendimentos de serviços para os pets em empresas parceiras.
Os planos de saúde animal da Guapeco já atendem mais de mil pets e a meta é mais que duplicar esse número até o fim de 2023. A startup tem buscado novos mercados (já está também em Curitiba) e lançado mais produtos. O mais recente é o plano Guapeco Plus, que permite reembolsos de até 100% dos gastos em consultas, vacinas, exames e cirurgias, além de descontos de até 30% em outros serviços, como banho e tosa, táxi pet, dog hotel e creche.
Os planos corporativos (Empresarial e Empresarial Plus) podem ser contratados por empresas de todo o Brasil que queiram oferecer o benefício a seus colaboradores em condições mais atrativas. Nessa modalidade B2B2C, a Guapeco já conquistou clientes como RD Station (de tecnologia em marketing e vendas) e Grupo Stefanini (de soluções digitais para empresas).
Ambiente inovador
A Guapeco é mais um fruto do ambiente inovador para o setor de tecnologia em Florianópolis. A ideia foi apresentada em 2021 ao programa de aceleração de startups Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A ideia de negócio foi inscrita na aceleradora por duas então estudantes da Udesc Esag – a CEO Martha Rodrigues (Administração Empresarial) e a COO Júlia Locks (Administração Pública) e pelo desenvolvedor Thiago de Aquino (CTO). Além da Esag Ventures, a Guapeco passou pelo RME Acelera, da Rede Mulher Empreendedora.
Hoje, a Guapeco está no Miditec, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), considerado um dos cinco melhores programas de incubação do mundo, de acordo com a UBI Global, organização fundada em 2013 em Estocolmo, Suécia, para identificar e localizar hubs de inovação pelo mundo.
A Guapeco também estará no estande da Esag Ventures no Startup Summit 2023, de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.