Ação contou com residuário para coletar itens de forma separada, com apoio do Coletivo Espaço Tempo
Foto: Carol Weber
Em busca de um ambiente acadêmico mais sustentável, durante a última edição do Ceart Aberto à Comunidade foi utilizado um residuário para coletar itens de forma separada, com apoio do Coletivo Espaço Tempo. A ação educativa foi promovida pelo Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc por meio da Comissão Ceart + Sustentável. A iniciativa focou na gestão correta de resíduos através da instalação de um ecoponto.
Com o tema “Planeta Terra: Vamos Todos Cuidar”, a ação promoveu reflexões sobre a importância da sustentabilidade, incentivando a prática dos dez Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reaproveitar, reciclar, reaplicar, reintegrar e buscar referências.
A atividade desenvolvida em torno do mobiliário eco-resíduos contou com a colaboração de três instituições parceiras: Mesus Consultoria, Instituto Sueco Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável (ISBE) e Coletivo Espaço Tempo. A professora Neide Schulte, diretora de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX) e presidente da Comissão Ceart + Sustentável, destacou a importância dessa iniciativa: “Para que tenhamos um centro mais sustentável”, afirmou.
Ane Carolina Muller, bolsista do Ceart Aberto, foi responsável pela criação da arte e do folder “Eco-resíduos: uma forma diferente de ver o mundo dos resíduos”. Esses materiais foram colocados em todas as lixeiras do centro, direcionando os usuários ao ecoponto para aprenderem sobre os tipos de resíduos e a forma correta de descartá-los.
O estande eco-resíduos ofereceu aos visitantes a opção de tornar os resíduos recicláveis, explicando que materiais recicláveis são enviados a cooperativas, onde são separados, vendidos e reintegrados ao mercado, enquanto rejeitos devem ser encaminhados para aterros sanitários. A atividade resultou na correta destinação de mais de 31kg de resíduos sólidos.
O dado consta no relatório elaborado pelas empresas parceiras, que destaca a necessidade de mudanças de atitudes em relação ao descarte correto de resíduos. O documento também reforça a predominância de resíduos não recicláveis, como plásticos de uso único, talheres e copos plásticos.
A professora Neide Schulte ressaltou a necessidade de conscientização sobre o destino de tudo que consumimos: “Muitas vezes as pessoas nem param para pensar na importância de dar o destino correto a tudo que produzem. Começamos pelo Ceart Aberto, mas a ideia é implementar o residuário no Ceart como um todo e, eventualmente, uma composteira.”
Segundo a docente, a Comissão Ceart + Sustentável visa implementar a correta destinação de resíduos no Ceart até julho de 2025, promovendo um ambiente mais organizado e sustentável. A professora enfatiza a importância do engajamento coletivo: “Precisamos juntos pensar em uma educação ambiental para uma consciência do centro como um todo".
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Luiza Vianna, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350