Grupo tem como objetivo a implementação de iniciativas sustentáveis no Centro de Artes, Design e Moda da Udesc.
Foto: Gustavo Fidelis
Na última quinta-feira, 25, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc realizou a primeira reunião da Comissão Ceart + Sustentável. O encontro foi conduzido pela diretora de Extensão, Cultura e Comunidade, professora Neide Köhler Schulte, presidente da comissão. Entre as pautas, houve a apresentação do
caso da Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva, localizada em São José, que recebeu em 2019 o título de primeira escola lixo zero do país.
A reunião contou com a presença das professoras e coordenadoras do projeto, Daniela Polla e Fabiana Nogueira, para compartilhar a experiência e debater como as práticas adotadas pela escola podem inspirar ações na Udesc Ceart.
O projeto, iniciado em 2019, desafiou os alunos a reduzir em pelo menos 90% a produção de lixo na escola. Mas os resultados extrapolaram o ambiente escolar. “Os alunos internalizam o propósito do projeto e o levam para fora das paredes da escola, realizando mudanças também em suas casas”, disse Fabiana.
Para as docentes, o envolvimento de todos (estudantes, professores, famílias) foi muito importante para o sucesso da iniciativa: “é um movimento coletivo de conscientização contínua em prol de um objetivo comum”, destacou Daniela. As duas ressaltaram a necessidade de elaborar e implementar um plano de ação por etapas, "para que as pessoas comecem a perceber os desperdícios e os hábitos enraizados em suas rotinas”, complementou a professora.
Durante a reunião, as professoras também apresentaram o livro “Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero”, lançado em 2023, que propõe práticas e hábitos para a adoção do conceito de lixo zero com base no projeto da escola. “O lixo só é lixo porque o tratamos assim; é fundamental enxergar além. São resíduos com valor, que podem retornar à cadeia produtiva e serem reaproveitados”, concluiu Fabiana.
A partir da apresentação do caso, a Comissão propôs uma série de ações para promover uma cultura de sustentabilidade no centro. Com o objetivo de tornar o Ceart lixo zero, foram levantadas questões referentes ao uso consciente de recursos, o mapeamento dos resíduos produzidos pelo centro e à correta destinação dos resíduos. "É uma mudança de comportamento que requer o esforço conjunto, envolvendo todos que fazem parte do Ceart", destacou a presidente da comissão, Neide Schulte.
Fazem parte da Comissão Ceart+ Sustentável: a diretora de Extensão, Cultura e Comunidade, professora Neide Köhler Schulte (presidente); a diretora-geral do centro, professora Daiane Dordete; a professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) Luzia Yamazaki; a jornalista e coordenadora do Núcleo de Comunicação do Ceart, Carolina Weber; a diretora de Administração, Eliâne Hadlich; a secretária do Conselho do centro, Gabriela Monteiro; a técnica universitária da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), Grasiele Godinho; o coordenador de Serviços Gerais, Milton Borges; e as estudantes do curso de Moda Letícia Santos e Karine Matos de Freitas.
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Luiza Vianna, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese.
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350