Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/07/2024-08h01

Coletiva criada por estudantes do Ceart debate acesso e permanência de pessoas trans na Udesc

Grupo é formado por estudantes, servidores técnicos e membros da comunidade externa

Foto: Luiza Vianna
Em 2023, estudantes da graduação e pós-graduação do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) fundaram a Coletiva Trama. O grupo é vinculado ao projeto de extensão Diálogos Recíprocos, do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e reúne pessoas transexuais, transgênero, travestis e não-binárias com o objetivo de pensar ações e políticas de acesso e permanência para esses públicos na universidade.

O movimento busca a ampliação de políticas na universidade, além da inclusão de estudos de gênero, especialmente epistemologia e referências trans nos estudos acadêmicos, segundo Maitê Fontalva, estudante da graduação e técnica administrativa da Udesc. “Lutamos pela ampliação e consolidação das políticas de inclusão, permanência e ações afirmativas para o acesso à graduação, pós-graduação e também concursos públicos e processos seletivos”.

Atualmente, o coletivo é formado por estudantes de toda a universidade, servidores técnicos e membros da comunidade externa. Comprometido com as questões acadêmicas, o grupo também busca auxiliar seus participantes fora do ambiente universitário. “As demandas dos estudantes trans fazem parte da luta no geral, pois sofremos invisibilizados e sofremos transfobia dentro e fora da universidade”, explica Nanie Santos, estudante de graduação em Artes Cênicas.

Durante o último semestre, as ações desenvolvidas pelo grupo para a comunidade acadêmica e externa foram facilitadas pelo vínculo com o programa de extensão Diálogos Recíprocos do Nudha. “O programa facilita ações como palestras, rodas de conversa, debates e outras atividades com a comunidade”, afirma Léo Eslabão, estudante de licenciatura em Artes Visuais. Entre essas ações, o coletivo também participou do 8M em colaboração com o manifesto Transformista, assinado por mais de 200 organizações pelo Brasil.

Na Udesc, o grupo participa da revisão da política de ações afirmativas e pauta as cotas trans para todos os centros e concursos públicos. Com encontros quinzenais às terças-feiras no Ceart, além das políticas de inclusão e permanência, a iniciativa tem como objetivo divulgar a representatividade de pessoas transgênero dentro do ambiente acadêmico, acolher casos de denúncias e combater a transfobia na universidade.

Interessados em mais informações podem acompanhar o perfil da Trama no Instagram. O grupo também disponibiliza um formulário de cadastro para pessoas interessadas em participar do movimento. 

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Gustavo Fidelis, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Banner da Coletiva Trama e do Programa de Extensão Diálogos Recíprocos em evento promovido pelo Ceart.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h