Placas que demarcam o percurso foram colocadas na rota de quase 300 km que passa por 13 municípios catarinenses
Circuito de Cicloturismo Velho Oeste tem envolvimento de três centros da Udesc.
Foto: Divulgação
Moradores e turistas que visitarem o Extremo Oeste de Santa Catarina já podem se aventurar em uma nova experiência na região. Isso porque no sábado, 20, foi inaugurado oficialmente o Circuito de Cicloturismo Velho Oeste, rota de 297,65 km que perpassa as belezas de 13 municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).
A cerimônia foi realizada na praça da Bandeira, em Cunha Porã, e celebrou a instalação das placas que demarcam o percurso. O evento iniciou com uma feira de produtos e serviços de empreendedores locais, e seguiu à tarde em um passeio coletivo de bicicleta até o Sítio Verde Amora, em Caibi.
A iniciativa é resultado do projeto de extensão Circuito Velho Oeste, desenvolvido desde 2018 pelo
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO),
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e e do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) , em parceria com a Amerios, gestores públicos municipais e empresários locais.
Desde então, equipe e voluntários atuavam para estabelecer o trajeto, mobilizar empreendedores e instalar as placas de sinalização, cujo recurso de financiamento foi disponibilizado em 2023 pela Amerios.
Sobre o percurso
O Circuito de Cicloturismo Velho Oeste foi definido a partir de georreferenciamento e busca incentivar e valorizar o turismo local. A rota passa pelas cidades de Cunha Porã, Caibi, Palmitos, Cunhataí, Saudades, Modelo, Maravilha, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão e Iraceminha.
A rota conta com mais de 20 empreendimentos parceiros, os quais oferecem serviços de gastronomia, hospedagem e atividades regionais. Cada ciclista pode consultar o guia de experiências disponibilizado pelo projeto e definir o próprio itinerário. O percurso é considerado de nível moderado e tem elevação máxima de 749 m.
Para saber mais, acesse o perfil do Circuito no
Instagram,
Facebook e
Wikiloc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009