Evento da universidade teve apresentações e visitas
técnicas em quatro municípios - Fotos: Divulgação
O projeto Rota de Cicloturismo Velho Oeste foi tema de um novo evento realizado em 17 e 18 de agosto pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e por parceiros, com participação de representantes do setor público e empreendedores locais.
A segunda edição do evento Integra Velho Oeste deu continuidade aos trabalhos para efetivação da iniciativa com uma série de apresentações e visitas técnicas em Cunhã Porã, Cunhataí, Saudades e Bom Jesus do Oeste.
A Rota de Cicloturismo tem a Udesc como gestora e conta com diversos parceiros da iniciativa pública e privada (veja lista abaixo). O projeto visa incentivar o turismo e fortalecer a economia regional, aproveitando a cultura e as características geográficas do Oeste Catarinense.
Roteiro
A proposta é reunir belezas regionais, lazer e conhecimento tradicional em plantas medicinais em um roteiro no Oeste de SC, que inclui as 11 cidades da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).
A programação do evento incluiu uma série de palestras, uma dinâmica de integração com empreendedores locais e visitas técnicas a locais que farão parte do roteiro. Um dos objetivos das atividades foi atualizar o mapa do Circuito Velho Oeste.
De acordo com o projeto, o viajante fará um percurso em 300 quilômetros com belas paisagens, entre estradas de chão e asfalto, passando por diversas propriedades rurais. O trajeto poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.
Gestores
Na Udesc, o projeto é desenvolvido em parceria pelo
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e pelo
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Pela universidade, o evento deste mês teve participação do vice-reitor, Luiz Coelho, do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, e do coordenador de Extensão, Alfredo Balduíno, além dos diretores da Udesc Oeste Cleuzir da Luz (geral) e Liziane Schittler Moroni (Extensão), dentre outros representantes.
A coordenação do projeto e ações relacionadas é feita pelas professoras Kiciosan Galli (CEO) e Ivoneti da Silva Ramos (Esag).
Uma das apresentações desta edição abordou as atividades do
Núcleo Extensionista Rondon (NER Udesc), projetando a realização de uma futura operação junto aos municípios da região.
Integra Velho Oeste
Assim como a primeira edição do Integra Velho Oeste, realizada em março de forma online, o evento deste mês contou com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Mauro de Nadal, presidente da Assembleia.
Em junho, uma comitiva da Udesc e de entidades parceiras do projeto também realizaram visitas técnicas a propriedades em Cunha Porã, Caibi, Maravilha, Modelo, Flor do Sertão e Bom Jesus do Oeste.
Entre as instituições envolvidas da iniciativa liderada pela Udesc, estão a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a Polícia Militar (PM-SC), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), além de prefeituras e empreendedores da região, incluindo proprietários rurais.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
kiciosan.bernardi@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010