Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2022-14h08

Aluno de História da Udesc lança romance sobre bruxaria na Ilha de Santa Catarina

Romance de ficção tem trama ambientada na Ilha de Santa Catarina, em 1800 - Arte: Rudrian/Divulgação
O estudante Luis Fabiano Souza, do Bacharelado em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou em junho o romance de ficção "O Murmúrio das Pedras", concluído após 12 anos de trabalho. 

O livro é ambientado na Ilha de Santa Catarina, em 1800, e aborda temas como benzedeiras, bruxas e disputas territoriais contra invasões piratas. A obra também discorre sobre violência contra mulheres, etnocentrismo e pedofilia. Nesse contexto, o autor desenvolve a história da família Marques Miranda, formada por navegadores e comerciantes da região.

Lufas Souza, pseudônimo do autor, conta que agora está buscando apoio da comunidade, por meio de uma campanha online, para editar e imprimir exemplares da obra. "É uma campanha para arrecadar os valores que faltam. Também, dessa forma, conseguirei produzir uma quantidade mais exata, minimizando custos e sem o risco de ficar com um estoque excessivo de livros, problema que assola muitos autores independentes", afirma.

"O Murmúrio das Pedras" é o sétimo livro de Luis Fabiano. Como escritor, o estudante de História da Udesc  Faed tem seis livros infantis publicados e disponibilizados de forma física e online: "O Menino Da Sunga Azul", "O Menino Valente", "Pé Meu Querido Pé", "Rua Não é Lixeira", "No Meu Sítio Tem" e "A Cidade Iluminada". A arte da capa do livro foi elaborada por Rudrian, que é licenciado em História pela Udesc Faed. 

Lufas Souza também escreve contos e poemas, além de ser membro da Associação Literária Florianopolitana (Aliflor). 

Resumo da obra

O ano é 1800. O local é a Ilha de Santa Catarina. Marques Miranda é uma poderosa família comerciante da região. Mas talvez essa família seja um pouco mais do que uma família comum. Sua matriarca de repente descobre que tem alguns poderes sobrenaturais. E, apesar de ser considerada uma família católica praticante da região, esses atos considerados bruxaria podem despertar repulsa em alguns habitantes locais.

A família é composta de várias mulheres. E todas elas sofrem com o preconceito da época, de abusos físicos e mentais. Quando a matriarca morre, a família pensa que os mistérios foram com ela. Mas Laurea, uma das filhas, descobre uma poderosa prova que vai auxiliar sua caminhada também na iniciação da bruxaria praticada pela mãe. Dona de um grande poder, Laurea vai enfrentar o passado das irmãs, lutar contra uma invasão pirata e mostrar que uma mulher pode, sim, ser poderosa o suficiente para vencer suas batalhas. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h