Programação:
08 de Novembro de 2021 | Segunda-Feira
8h às 12h - CURSO (1º dia): Geografia Mundial da Alimentação do século 21 - PET Geografia
Proponente: Vladimir Milton Pomar
Ementa:
Dia 1 – Produção de alimentos: países maiores produtores (2020) de cereais, oleaginosas, carnes, pescado, lácteos, tubérculos, raízes, verduras e frutas. Estrutura e características da produção: produtores, áreas em produção, plantio irrigado. Insumos industriais: corretivos, fertilizantes, sementes, agrotóxicos, máquinas e equipamentos. Agricultura Familiar, Orgânica, Agroecologia, Agronegócio: características e dimensões. Censos agropecuários do Brasil. Cenários da produção em 2030, do Brasil e outros países. Conceitos: degradação de solo e água, soberania alimentar e segurança alimentar. As questões das sementes e dos OGM (transgênicos – organismos geneticamente modificados). A atuação da FAO.
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9h às 12h - OFICINA: Cartografia para Crianças
Proponente: PET Geografia
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20h - RODA DE CONVERSA: Expedições Geográficas em Tempos Remotos
Proponente: Programa de Extensão Expedições Geográficas
Ementa: Diálogo sobre o programa de extensão Expedições Geográficas e o atendimento às escolas de Florianópolis através do meio virtual.
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09 de Novembro de 2021 | Terça-Feira
8h às 12h - CURSO (2º dia): Geografia Mundial da Alimentação do século 21 - PET Geografia
Proponente: Vladimir Milton Pomar
Ementa:
Dia 2 – Consumo de alimentos: países maiores consumidores (2020) de alimentos e matérias primas agropecuárias. Consumo per capita reprimido em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Produção, disponibilidade, importações e exportações. Importadores de alimentos e matérias-primas.
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14h - OFICINA: O uso das imagens na Educação Geográfica - LEPEGEO
Proponentes: Carolina Araújo Michielin, Agatha da Rosa dos Santos e Gabrielle Luana Rosinski - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO)
Ementa: Analisar como as imagens são apresentadas nos livros didáticos de geografia e discutir as potencialidades e fragilidades do uso destas imagens como dispositivos que têm um papel importante no ensino de geografia. A oficina em questão se inicia propondo refletir como as imagens podem ser pensadas como um aparato cultural que tem a finalidade de formação e subjetivação e como são veiculadas em materiais escolares. Será destacando a importância das imagens na atualidade como uma linguagem potencializadora para compreensão do mundo e das diferentes temáticas no ensino de geografia. Será proposto a criação de um mosaico geográfico coletivo, realizado simultaneamente pela plataforma online do Google Docs. Em um segundo momento será proposto uma discussão acerca dos questionamentos levantados durante a construção do mosaico, nos levando a refletir sobre o papel do livro didático e suas imagens no Ensino de Geografia.
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10 de Novembro de 2021 | Quarta-Feira
8h às 12h - CURSO (3º dia): Geografia Mundial da Alimentação do século 21 - PET Geografia
Proponente: Vladimir Milton Pomar
Ementa:
Dia 3 - Acesso a alimentos: análise do acesso a alimentos por parte das maiores populações do mundo, com estudo de casos da Ásia (Índia, China, Indonésia, Bangladesh e Paquistão) e África (Nigéria, África do Sul, Egito e República Democrática do Congo). O que deverá ocorrer no mundo quando as populações famintas tiverem poder aquisitivo para se alimentar de maneira adequada. Consumo de insetos.
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14h - OFICINA: Nas tramas da Globalização
Proponente: Willian Sartor Preve - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Ementa: A globalização é um termo que, em geografia, parece estar esgotado. Muito se discutiu e se discute sobre os efeitos sociais, políticos e econômicos do desenvolvimento capitalista. A partir de uma abordagem experimental, pretende-se pensar a globalização a partir do ponto de vista das trajetórias dos materiais. Desse modo, o objetivo da oficina é problematizar, em específico, as trajetórias do algodão ao longo das cadeias globais da indústria têxtil.
A oficina se inicia com uma breve pesquisa acerca das etiquetas de roupas. A respeito dessa atividade, aqueles que se inscreverem na oficina irão receber um e-mail contendo um manual de instruções.
Já em um segundo momento, ocorrerá uma discussão sobre os resultados encontrados nas pesquisas feitas pelos participantes. Para finalizar a oficina, serão cartografadas as possíveis trajetórias do algodão no decorrer do processo que o transforma em um artigo de vestuário.
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11 de Novembro de 2021 | Quinta-Feira
8h às 12h - CURSO (4º dia): Geografia Mundial da Alimentação do século 21 - PET Geografia
Proponente: Vladimir Milton Pomar
Ementa:
Dia 4 – Geografia da Fome: a atualidade da obra do médico e geógrafo Josué de Castro. O Mapa da Fome, no Brasil e no mundo. Produção de alimentos versus demografia: até 2100 a população da Europa e Ásia deverá diminuir e a da África aumentará muito. Urbanização reduz áreas agricultáveis e aumenta a quantidade de consumidores. Brasil: importação de feijão, e produção estagnada de batata e mandioca.
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14h - OFICINA: Planejamento e docência na Educação Básica - LEPEGEO
Proponentes: Carolina Araújo Michielin, Agatha da Rosa dos Santos e Gabrielle Luana Rosinski - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO)
Ementa: Esta oficina tem como proposta propor reflexões acerca dos aspectos que envolvem a prática docente e a importância do planejamento das atividades pedagógicas com foco no ensino da geografia na educação básica. Em um primeiro momento, a oficina tem como proposta analisar a importância do planejamento na ação docente, que visa contribuir na organização do trabalho pedagógico e tem por meta alcançar os objetivos propostos para cada componente curricular. Na sequência serão apresentadas as Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades dispostas na BNCC anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Geografia. Para a finalização da oficina será proposto que os participantes se dividam em duplas ou trios para a construção de seus planos de aula pautados no que foi visto até então e a partir de temáticas de sua escolha. Por fim, será socializado com o grupo as propostas organizadas.
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12 de Novembro de 2021 | Sexta-Feira
10h - RODA DE CONVERSA: Questão indígena e os movimentos de demarcação em Santa Catarina
Proponentes: Lucimara Patté, advogada e indígena do povo Laklãnõ/Xokleng, e Carmen Susana Tornquist, antropóloga e professota do Programa de Pós-Graduação em Planejamento territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) e Casa da América Latina - SC.
Ementa: As lutas dos povos indígenas são uma questão de grande importância na realidade brasileira e latino-americana desde a conquista da América, que inaugurou um período de genocídio e de etnocídio que até hoje mantem uma continuidade. Durante muitos séculos, os povos originários resistiram de diferentes formas ao avanço do capitalismo e ao modo de vida ocidental, ora através de enfrentamentos, ora através de resistências pacíficas, mantendo suas formas de vida, sua língua e sua cosmologia nos interstícios da sociedade hegemônica. No final do século XX, a partir de esforços de indígenas e de não-indígenas a eles articulados (antropólogos, sociólogos, advogados, ecologistas, militantes de direitos humanos etc.) foram conquistados um conjunto de direitos importantes que levaram, no caso brasileiro, à conquista dos artigos 231 e 232 da Constituição Federal de 1988, além de direitos a nível internacional, em particular o artigo 169 da OIT entre outros avanços. Porém, os avanços formais não corresponderam à mudanças efetivas na realidade: até hoje, a maioria dos povos indígenas têm tido grandes dificuldades de acessar a seu direito à terra – base fundamental da sua existência objetiva e subjetiva e, mais ainda, tem visto crescer os discursos preconceituosos e fomentar a violência contra si, sobretudo onde os seus territórios - reconhecidos e/ou tradicionalmente ocupados - coincidem com regiões de riquezas de grande potencial econômico e onde o movimento indígena encontra-se mais organizado. Esta roda de conversa terá como foco este contexto, trazendo elementos da atual conjuntura vivida pelos povos indígenas no Brasil (a tese do marco temporal, a PL 490, entre outros) e as particularidade do caso catarinense, em especial do povo Laklãnõ-Xokleng, a partir do testemunho de uma de suas representantes.
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14h às 18h - CURSO (5º dia): Geografia Mundial da Alimentação do século 21 - PET Geografia
Proponente: Vladimir Milton Pomar
Ementa:
Dia 5 – Geografia da Obesidade: a explosão do sobrepeso e da obesidade no mundo, nos anos 2000, ultrapassando a quantidade de famintos, pela combinação de sedentarismo e alimentos hipercalóricos. Impactos do fenômeno sobre a produção, comercialização e acesso a alimentos e a saúde pública mundial. O agravante do rápido crescimento da obesidade infantil.
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