CURRÍCULO 2017
Conforme Resolução 025/2017 do CONSEPE/UDESC
Área de Concentração: Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental
Linha 1 – Análise e Gestão Ambiental;
Linha 2 – Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, Econômico e Espacial
EXIGÊNCIA DE CRÉDITOS
O número mínimo de créditos exigido para a obtenção do título de Doutor(a) em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental é de 60 créditos, assim distribuídos:
- Doze (12) créditos em disciplinas obrigatórias;
- Vinte e oito (28) créditos em disciplinas não-obrigatórias;
- Oito (08) créditos em atividades complementares computados da seguinte forma:
1 publicação de artigo em revista indexada da área PUR/D com Qualis não inferior a B2, correspondendo a 04 créditos;
04 créditos em Estágio de Docência ou Técnico – regulamentado em normativa específica;
- Doze créditos em tese
Linha 1:
Planejamento e gestão ambiental
Código: D-PGA-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Políticas ambientais e suas implicações para o planejamento e o desenvolvimento sustentáveis. Gestão ambiental, conflitos ambientais e mediação socioambiental: modelos e técnicas de mediação. Responsabilidade ambiental e responsabilidade social. Sistemas de Gestão Ambiental. Relatórios de sustentabilidade. Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental: fundamentos, legislação, conceitos e métodos. Gestão Ambiental, participação pública e controle social.
Linha 2:
Estudos avançados em planejamento territorial
Código: S-APT-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Marcos conceituais do planejamento territorial. O planejamento e as politicas regionais e urbanas de desenvolvimento no Brasil. As dimensões escalares do planejamento e desenvolvimento: local / regional / nacional / supranacional. Políticas territoriais contemporâneas no Brasil e em Santa Catarina: estudos de caso.
Metodologia e técnicas de pesquisa
Código: S-METP-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Aprofundamento em Metodologia Cientifica e da Pesquisa. Das perspectivas epistemológicas acerca da natureza da ciência à prática da pesquisa científica. Divergências e convergência entre correntes metodológicas. Diversos olhares sobre a relação entre problema, teoria e proposta de pesquisa. Análises integradas de diversas dinâmicas de coleta, tratamento e análise dos dados. Relatos de pesquisa e artigos científicos.
Seminários de Tese
S-ST-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Análise coletiva dos processos individuais de construção teórico-metodológica dos projetos de tese de doutorado como preparação ao Exame de Qualificação, privilegiando a elaboração das etapas da pesquisa (problemática/objeto de investigação; estado da arte/categorias centrais de análise; procedimentos de pesquisa/finalização).
Disciplinas não obrigatórias:
Sistemas de informação territorial
Código: S-SIT-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Apresentação e avalição prévia da estrutura dos Sistemas de Informação e Gestão Territorial (LMIS – Land Management Information System) referendado pela FIG – Federação Internacional dos Geômetras em nível mundial. Sistema de gerenciamento e controle da terra. O cadastro territorial e a sua interface com os sistemas de gestão e informação geográfica. Diretrizes nacional e internacional que configuram o (re)ordenamento territorial a partir das políticas públicas e dos preceitos jurídicos. Políticas de gestão das terras, sistemas de administração da terra urbana e rural. Articulação governamental entre órgãos gestores que trabalham com sistemas territoriais e que descrevem a cidade real e a cidade legal.
Estudos de população e mobilidades contemporâneas
Código: D-PMC-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas de questões populacionais. Os novos padrões de fecundidade, mortalidade, as alterações na composição populacional, população e vulnerabilidade. Migrações contemporâneas, questões metodológicas no estudo das Migrações Internas e Internacionais, novos fluxos e novas seletividades, migrações femininas e gênero.
Geoprocessamento avançado
Código: S-GEOA-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Conceitos da tecnologia de geoprocessamento. Representações computacionais de dados geográficos, noções de cartografia, operações de entrada e visualização de dados, geometria computacional, modelos numéricos de terreno e álgebra de mapas. Análise Espacial: processos quantitativos e qualitativos de exploração e manipulação de dados geográficos: geoestatística, estatística espacial, suporte à decisão. Bancos de Dados Geográficos: organização de dados, arquiteturas de bancos de dados espaciais, modelos espaço- temporais, interoperabilidade e Internet. Visão geral do uso de um SIG em Planejamento territorial e desenvolvimento sócio ambiental. Aplicações práticas do uso desta tecnologia.
Território, cultura e identidade
Código: S-TCI-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Contribuições da Antropologia ao Planejamento Territorial. Conceito antropológico de cultura. Temas, teorias e métodos em Antropologia. Território e identidade. Territorialidades. Formação étnica do Estado de Santa Catarina e outras populações. Contribuição da Antropologia para a intervenção em diferentes áreas do conhecimento. Pesquisa de campo e etnografia.
A prática em planejamento urbano
Código: S-PPU-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Introdução à teoria, a prática e a evolução histórica do planejamento urbano. Planejamento em diferentes sistemas sociais. As teorias do planejamento urbano. A evolução de políticas de planejamento urbano no Brasil. As teorias do crescimento e da organização de cidades, de regiões urbanas, de sistemas de cidades e de metropolização. Metodologias de planejamento urbano. Etapas de elaboração de um Plano Diretor. Execução de trabalho prático de planejamento urbano aplicado à realidade catarinense.
Planejamento e cultura urbana
D-PCU-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: A cultura de gestão urbana presente nas instituições públicas tem se pautado no conhecimento técnico e legal e no atendimento dos interesses de grupos urbanos específicos, excluindo da participação grupos numerosos de atores sociais. Esta problemática tem sido alvo de esforços teóricos no campo do planejamento e da gestão, da participação social – envolvendo temas como democracia e autonomia e no campo das políticas públicas urbanas. A este conjunto temático é que se dirigem as reflexões desta disciplina, que pretende também compreender as mudanças sociais no Brasil e a apropriação cultural do espaço urbano, bem como as experiências culturais urbanísticas.
A prática em planejamento regional
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: O planejamento regional como instrumento político e a estruturação territorial a partir das políticas de desenvolvimento regional. Os atores na conformação da questão regional. Proposições teóricas e metodológicas contemporâneas de planejamento regional. Políticas públicas em planejamento regional no Brasil e Santa Catarina. Execução de trabalho prático de planejamento regional aplicado à realidade catarinense.
Desenvolvimento regional
Código: S-PPR-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Introdução ao desenvolvimento. Desenvolvimento em perspectiva histórica. Desigualdades regionais no processo de desenvolvimento. Teorias e conceitos do desenvolvimento regional. Desenvolvimento-subdesenvolvimento na atualidade. Formação socioespacial e geossistemas: contribuição ao planejamento e desenvolvimento regional. Estudos de casos.
Tópicos avançados 1
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Temas, teorias e métodos em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental.
Cartografia temática digital aplicada ao planejamento
Código: S-CTD-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Os sistemas de informação geográfica e os mapas: o mapa como interface para o SIG; dados espaciais; as relações entre SIG e Cartografia. Aquisição de dados: métodos de aquisição; características vetoriais e matriciais; obtendo dados de mapas existentes; controle e precisão. Características dos mapas: o mapa como uma peça singular; o processo de comunicação cartográfica; funções e tipos de mapas. Aplicações de SIG - que mapa utilizar. Cadastro e redes de utilidades. Generalização de banco de dados e generalização cartográfica em SIG; aplicações em escalas grandes; análise espacial - aplicações em pequenas escalas; trabalhando com dados digitais. Mapas gerais. Planejamento Cartográfico. Mapeamento estatístico. Instrumentos cartográficos. Ambientes avançados de Cartografia: Atlas eletrônico, mapas e sistemas multimídia; mapas animados. Mapas como instrumentos de planejamento e a gestão territorial.
Gestão de bacias hidrográficas
Código: S-GBH-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Conceituação, classificação, ocupação e gestão das bacias hidrográficas. Organização regional: a bacia hidrográfica como instrumento de análise regional e dado natural. A ocupação e os poderes públicos e privado e a organização social. Recursos hídricos: a relatividade da escassez e da abundância diante da tecnologia, da urbanização e da industrialização. Participação e educação: gestão participativa.
Geoprocessamento aplicado ao planejamento
Código: S-GAP-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Conceitos e fundamentos de geoprocessamento, base de dados em Sistema de Informação Geográfica. Procedimentos e métodos de análise de dados georreferenciados. Conceitos e fundamentos básicos do Sensoriamento Remoto, imageamento por satélites, sistemas sensores e comportamento espectral de alvos. Procedimentos de interpretação e análise de imagens. Incorporação e manipulação através de análises espaciais dos dados gráficos e alfanuméricos em um sistema SIG. Métodos de abstração, conversão e estruturação nesse sistema computacional. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversos campos de estudo. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando em consideração os componentes de análise do espaço geográfico.
Cadastro territorial multifinalitário e ordenamento territorial
Código:
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Definição de parcela territorial. Diretriz 511 do Ministério das Cidades que orienta nacionalmente os municípios brasileiros na concepção do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM). Componentes básicos que compõem o cadastro multifinalitário. Cidade legal e a Cidade Real. Registro de Imóveis e direito de propriedade. As bases jurídicas e cartográficas para os órgãos gestores realizarem o (re)ordenamento territorial. A relação CTM e Registro de Imóveis. Cadastros Temáticos. Políticas cadastrais e gestão territorial. Cadastro Territorial 2D e 3D. Cartografia Cadastral.
Planejamento e gestão de áreas protegidas
Código:
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Noção de biodiversidade e de geodiversidade. Diferentes tipos de entendimento, de processos de definição e de formas de gestão de Unidades de Conservação a nível mundial. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação no Brasil: unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável. Princípios de ecologia adaptados ao planejamento e gestão de unidades de conservação e suas implicações no planejamento territorial. As relações das UCs com a sociedade civil: participação comunitária na sua gestão. Os conflitos e a mediação sócio ambiental (modelos e pressupostos).
Gestão de risco e de desastres
Código:
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: O risco nas sociedades modernas: diversas dimensões de risco. Ameaças e susceptibilidades e perigos. Ameaças naturais, ameaças tecnológicas (concentradas e difusas), ameaças sociais. Exposição e vulnerabilidades. Eventos adversos e desastres. Gestão de risco e gerenciamento de desastres. Percepção de risco. Análise de risco, redução de riscos, manejo de ventos adversos e recuperação. Importância da prevenção e mitigação de risco de desastre no planejamento urbano. Políticas Públicas em Proteção e Defesa Civil e articulação de políticas.
Estatística aplicada
Código: S-EAP-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Revisão de Estatística Geral – Estatística descritiva. Probabilidade, amostragem e Distribuições amostrais. Estimação. Intervalos de confiança. Testes de Hipótese. Regressão e Correlação. Revisão de Álgebra Matricial. Análise de Agrupamento. Análise de componentes principais. Análise Fatorial.
Teorias sociais contemporâneas
Código: S-TSC-60
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Capitalismo e mundialização. As transformações no mundo do trabalho entre o século XX e XXI. As mudanças na esfera da família e das relações de gênero. A “questão social” no contexto do capitalismo contemporâneo. Lutas e movimentos sociais. Ideologia e subjetividade. Representações humanas de natureza e de cultura.
Estrutura e dinâmica de ambientes naturais
Código:
Créditos: 04
Carga horária: 60
Ementa: Diagnóstico sistêmico em geografia física. Estrutura e dinâmica de ambientes naturais. Estudo das variáveis do meio físico (geologia, clima, geomorfologia, hidrografia, solos) e seu papel na estruturação de ambientes naturais. Análise de ambientes naturais como subsídio para diagnósticos ambientais (gestão de risco, gestão de recursos hídricos, planos diretores, análise de impactos ambientais, entre outros).
Tópicos avançados 2
Créditos: 02
Carga horária: 30
Ementa: Temas, teorias e métodos em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.