Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2024-18h25

Projeto da Udesc Cead resgata vivência de Antonieta de Barros em Florianópolis

Marilane conduz participantes por itinerário que marcou história de Antonieta - Fotos: Div.
As vivências da heroína catarinense Antonieta de Barros pelas ruas de Florianópolis são o fio condutor das ações desenvolvidas desde 2020 por um projeto de extensão do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), junto com diversos parceiros.

Chamado Caminhando com Antonieta de Barros, o projeto busca aproximar as pessoas da cultura material e imaterial envolta na capital catarinense a partir do referencial de Antonieta, que viveu entre 1901 e 1952.

Filha de ex- escravizada, Antonieta se tornou professora, escritora e a primeira deputada negra de Santa Catarina e do Brasil, na década de 1930. Seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em 2023.

Itinerários

Uma das ações do projeto é conduzir grupos de participantes por itinerários de educação museal e patrimonial, que incluem, dentre outros locais, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), mantido pela Udesc no Centro de Florianópolis.

Na manhã desta sexta-feira, 28, uma equipe da secretaria municipal de Educação de Criciúma participou da experiência. O trajeto pelas ruas da Capital é orientado pela técnica universitária Marilane Machado de Azevedo Maia, que coordena o projeto na Udesc Cead.

No Mesc, o grupo foi recepcionado pela equipe educacional do museu. Um dos ambientes visitados foi a sala da diretora, que tem, dentre os móveis expostos, uma escrivaninha ocupada por Antonieta quando foi diretora do Instituto Estadual da Educação (IEE), em 1950, no mesmo prédio onde hoje está situado o museu.

Os participantes também assistiram ao curta-metragem Caminhando com Antonieta de Barros, produzido em 2022 por meio de uma parceria entre ações extensionistas da Udesc, com recursos do Edital Campos da Cultura. Assista ao vídeo.



Pontos históricos

Marilane explica que o itinerário percorrido hoje inicia e termina no museu, passando por pontos históricos do Centro, como o Teatro da Ubro e o entorno da Praça 15, sempre abordando a trajetória de Antonieta de Barros.

O projeto é vinculado aos programas de extensão Memorial Antonieta de Barros, coordenado pela técnica Maria Helena Tomaz, e Memória e patrimônio: universidade, escola e comunidade unidas por um princípio educativo, coordenado por Marilane.

Também tem ligação com os grupos de pesquisa Direitos Humanos e Cidadania e Diversidade e Culturas Escolares, História e Tempo Presente e com o Laboratório de Direitos Humanos (LadH), da Udesc Cead, e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da universidade.

Reflexões

Segundo Marilane, as atividades do projeto são voltadas especialmente a estudantes e educadores da Educação Básica de instituições públicas, e visam incentivar a "reflexão sobre o entrelaçamento entre educação, cultura, patrimônio e memória".

"Tanto o projeto quando os programas vinculados buscam recuperar o protagonismo, os modos de resistência, a participação política e social, as vivências de religiosidades e as produções literárias de mulheres negras afro-brasileiras e indígenas no seu processo de afirmação como sujeito político e sócio-histórico na constituição da história de Santa Catarina e do Brasil", conclui a técnica.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marilane.machado@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Marilane conduz participantes por itinerário que marcou história de Antonieta
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
  • Imagem 21
  • Imagem 22
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h