Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/06/2024-18h15

Museu da Escola Catarinense recebe circuito de cinema Chica Pelega nesta quarta

Mostra exibe curtas sobre diferentes populações do Contestado em SC

Curta "Novo Mundo" integra o circuito de cinema. Foto: Divulgação
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe a 3° Edição do Circuito de Cinema Chica Pelega nesta quarta-feira, 12, às 18h, em seu auditório, em Florianópolis. Nesta primeira sessão, a mostra exibe quatro curtas metragens dedicados às comunidades remanescentes de quilombos e municípios do litoral e oeste catarinense. A entrada é gratuita.

O evento é realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio do Cineclube Presença, projeto de extensão do programa Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da Udesc Ceart.

O circuito reúne diferentes olhares e perspectivas das populações brancas, negras e indígenas que constituem o caboclo do Contestado, na região do oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Confira os curtas exibidos:
  • Novo Mundo (2020), de Natara Ney e Gilvan Barreto - 21 min, ficção, indicado a maiores de dez anos;
  • Pele Negra, Justiça Branca (2022), de Cinthia da Rocha, Vanessa Gasparelo e Valeska Bittencourt - 27 min, documentário, indicado a maiores de dez anos;
  • Antonieta (2015), de Flávia Person - 15 min, documentário, livre para todos os públicos;
  • Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ (2022), de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Piprá - 25 min, documentário, indicado a maiores de dez anos.

Para mais informações acesse o site ou o instagram da mostra.

Conheça a Mostra de Cinema Chica Pelega

Idealizada pelo cineasta Rudolfo Auffinger, a mostra leva o nome de Francisca Roberta, a Chica Pelega, nascida em Limeira, atual Joaçaba. Chica foi uma líder e combatente da Guerra do Contestado, uma mistura de lenda e história, e um sinônimo de força para o povo caboclo.

A primeira edição do circuito foi realizada em 2021, em Joaçaba. Na segunda edição, a mostra passou por cinco cidades catarinenses: Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Timbó Grande e Fraiburgo.

Neste ano, a terceira edição do evento visita Capinzal, Fraiburgo, Campos Novos e Monte Carlo. Com apoio cultural da Udesc, a mostra também realiza sessões online em pontos de exibição, como o Mesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Museu da Escola Catarinense
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h