Institucionalizado no primeiro semestre de 2008, o laboratório foi criado como Laboratório de Patrimônio Cultural (LABPAC), pois sua criação esteve ligada, antes de tudo, às necessidades das disciplinas de Prática Curricular – Patrimônio Cultural (I e II), incorporadas à grade curricular do Curso de Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC em 2005.
A existência das disciplinas, ao estimular a reflexão acerca de ações de preservação de bens culturais, ressaltou o papel dos historiadores e dos acervos no registro das experiências históricas e nos processos sociais de construção de memórias. Por consequência, foram geradas demandas para a implantação de laboratório voltado para as temáticas do patrimônio cultural, que abrigasse materiais para estudo, experimentação e criação relativos à área, e que integrasse docentes e discentes, programas e projetos de pesquisa, ensino e extensão afins.
Com a implantação, em março de 2007, do Programa de Pós-Graduação em História da UDESC, com área de concentração em História do Tempo Presente, a temática do patrimônio cultural também se mostrou relevante, tanto na produção de docentes como na de discentes. Afinal, contemporaneamente, memória e patrimônio cultural têm se imbricado com intensidade, permitindo que autores de diferentes perfis diagnostiquem, ao menos desde a década de 1970, e com mais intensidade a partir dos anos 1990, uma verdadeira “obsessão pela memória”, vinculada, por seu turno, a uma febre de “patrimonialização”.
A criação do ProfHistória, resultando na implantação de um polo na UDESC, também fez com que o laboratório se abrisse às atividades deste Mestrado profissionalizante.
Desde sua criação, o laboratório tem buscado, por meio de projetos de pesquisa e extensão, cursos curriculares e extracurriculares, orientações de TCC, dissertações e teses, bem como da promoção de eventos e realização de convênios, realizar e dar suporte a investigações e reflexões acerca dos processos de constituição social de memórias e das ações e instituições voltadas para a preservação de bens culturais, bem como estabelecer parcerias com instâncias que estejam dedicadas ao estudo e à implantação de políticas referentes ao patrimônio cultural.
Após seus primeiros dez anos de existência, o laboratório teve ações e projetos cada vez mais fortemente vinculados às questões relacionadas à História Pública, o que levou à alteração de sua denominação e de sua sigla, em abril de 2023 (por meio da Portaria n. 042/2023/FAED-UDESC).
O atual Laboratório de História Pública e Patrimônio Cultural (LABHPAC) pretende explorar e problematizar os vínculos entre patrimônio cultural e história pública, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientações, consultorias e parcerias institucionais.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.