Trata-se de um repositório de experiências e práticas voltadas ao empreender na área de Biblioteconomia, assim esse espaço tem como objetivo disseminar as boas práticas empreendedoras feitas por profissionais da Biblioteconomia no que tange à prestação de serviços na área de Gestão da Informação.
Assim, espera-se divulgar os campos de atuação e oportunidades de negócios existentes no mercado em diferentes ramos de negócios voltados à gestão da informação funcionando como centro de informação e pesquisa para compreensão das novas dinâmicas profissionais e articulação dos conhecimentos gerados a partir das práticas empreendedoras éticas.
Esse Observatório busca organizar, produzir e disseminar informações sobre empreendedorismo na Biblioteconomia, divulgar pesquisas científicas, notícias e eventos relacionados ao escopo principal, monitorar as empresas existentes criadas por pessoas bibliotecárias, fazer estudos e análises capazes de subsidiar a oferta de disciplinas, projetos, eventos, pesquisas acadêmicas e profissionais promovendo um intercâmbio e compartilhamento de ideias acerca dessa temática para as pessoas interessadas.
Essa iniciativa pauta-se na Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em vista, que em meio a um mercado consumidor cada vez mais informado, buscando práticas éticas e conscientes dentro da oferta de produtos, serviços e de negócios, a gestão e a cultura da sustentabilidade vem pautada como um tema de suma relevância para a sociedade.
Nesse contexto, é possível apontar com os objetivos deste Observatório suas contribuições para algumas metas dos ODS da Agenda 2030, tais como aos:
Contudo, destaca-se que o empreendedorismo e a Agenda 2030 são temas interligados, pois a Agenda 2030 é um plano de ação global para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todas as pessoas, e o empreendedorismo pode ser uma ferramenta importante para apoiar o alcance desses objetivos, ampliando as oportunidades de atuação e contribuição à objetivos globais.
Empreendedores têm a capacidade de inovar e criar soluções para problemas sociais e ambientais (ODS 9 e 13), por meio de seus negócios. Eles podem contribuir para o desenvolvimento sustentável, promovendo a criação de empregos e o crescimento econômico em setores-chave (ODS 8), como energia limpa (ODS 7), agricultura sustentável (ODS 11e 12), saúde (ODS 3) e educação (ODS 4).
Além disso, o empreendedorismo pode ser uma forma de promover a igualdade de gênero (ODS 5) e reduzir a desigualdade social e econômica (ODS 10). Ou seja, ao incentivar a diversidade e a inclusão em seus negócios, os empreendedores podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Portanto, o empreendedorismo desempenha um papel importante na realização da Agenda 2030, pois sua capacidade de inovação, criação de soluções e promoção do desenvolvimento sustentável pode contribuir para alcançar os objetivos globais de forma mais eficaz, inclusiva e sustentável.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.